Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

1 Em cada 5 roupas de algodão vendidas no mundo contém algodão cultivado com trabalho escravo na China

1 em cada 5 roupas de algodão vendidas no mundo contém algodão cultivado com trabalho escravo na China - Stylo Urbano

De acordo com documentos do governo chinês e relatos da mídia, entre 1 milhão e 1,8 milhão de uigures, turcos e muçulmanos se mudaram para trabalhar nas plantações de algodão, impulsionando a indústria têxtil da China. Em março de 2020, o Australian Strategic Policy Institute (ASPI) publicou um relatório “Uigures à venda: ‘Reeducação’, Trabalho Forçado e Vigilância além de Xinjiang, que identificou 83 empresas estrangeiras e chinesas beneficiadas diretamente ou indiretamente de uigures étnicos que foram obrigados a realizar trabalhos forçados e passar por uma reeducação cultural.

Xinjiang é a terra dos uigures, um grupo étnico predominantemente muçulmano que na última década foi submetido a uma repressão brutal e um esforço coordenado de Pequim para apagar sua cultura e colocar a Província Noroeste completamente sob controle. A ASPI estima que pelo menos 80.000 uigures foram transferidos de Xinjiang e designados para fábricas em uma variedade de cadeias de suprimentos, incluindo eletrônicos, têxteis e automóveis, sob uma política do governo central conhecida como “Ajuda de Xinjiang”. O relatório identificou 27 fábricas em nove províncias chinesas que usam mão de obra uigur transferida de Xinjiang desde 2017.

A conexão entre a indústria da moda e Xinjiang

O Dr. Adrian Zenz, um dos principais membros da Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo em Washington, que descobriu os documentos, disse à BBC que “Pela primeira vez, não só temos evidência de trabalho forçado dos ... Os documentos são uma combinação de documentos de política governamental online e relatórios de notícias estaduais e mostram que em 2018, as prefeituras de Aksu e Hotan enviaram 210.000 trabalhadores “por transferência de trabalho” para colher algodão para uma organização paramilitar chinesa, o Corpo de Produção e construção de Xinjiang.

O governo chinês nega as alegações, insistindo que os campos são “escolas vocacionais” e as fábricas fazem parte de um maciço esquema voluntário de “redução da pobreza”. De acordo com a Coalizão pelo Fim do Trabalho Forçado na Região de Uyghur, uma coalizão de mais de 100 organizações da sociedade civil e sindicatos, garante que cerca de 20% do algodão mundial e 84% do algodão produzido na China venha dessa região.

A coalizão estima que 1 em cada 5 roupas de algodão vendidas em todo o mundo contém algodão da região de Uyghur. A Global Legal Action Network (GLAN), um grupo de advogados de direitos humanos, também forneceu evidências de que marcas como Muji, Uniqlo, H&M e Ikea estavam vendendo produtos no Reino Unido que continham algodão e fios da região de Xinjiang. Praticamente toda a indústria de vestuário está envolvida no trabalho forçado muçulmano turco e uigur (também presente em Xinjiang nas mesmas condições).

Investigações e relatórios da Associated Press, Australian Broadcasting Corporation, Australian Strategic Policy Institute, Axios, Congressional-Executive Commission on China, a Global Legal Action Network e o Wall Street Journal tem conectado as principais marcas de vestuário e varejistas a casos específicos de trabalho forçado em Xinjiang. Entre elas encontramos Abercrombie & Fitch, Adidas, Amazon, C&A (Cofra Holding AG), Calvin Klein (PVH), Gap, H&M e muitos mais que você pode encontrar no site da Confederação Sindical Internacional.

Outra fonte interessante é esta onde você pode acompanhar as declarações das principais marcas a respeito de sua ligação com os fornecedores da XinJiang. Não demorou muito para o presidente Donald Trump bloquear a entrada de produtos de algodão dessa região. Em dezembro de 2020, a agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos disse que baniria algodão e produtos de algodão do fabricante Xinjiang Production and Construction Corps (XPCC), um dos maiores produtores da China.

Algodão orgânico produzido em XinJiang?

Algumas fábricas de algodão em XinJiang tinham o selo BCI (que obviamente proíbe o trabalho forçado), o que levou a uma grave perda de confiança das marcas. Em outubro, a Target Australia tomou a decisão de parar de usar um fornecedor, Huafu Fashion Co Ltd, um membro do Conselho de Administração da BCI.

Uma declaração da BCI dizia na época: “É importante reiterar que o monitoramento da cadeia de suprimentos, além de confirmar que os requisitos da cadeia de custódia para rastreabilidade são atendidos, está fora do escopo da BCI, pois que o BCI é um padrão de nível de fazenda. No entanto, o trabalho forçado é incompatível com os valores da BCI. ”

Em outubro de 2020, o BCI tomou a decisão de suspender os trabalhos na região para a próxima safra de algodão, mas insiste que apoiará os produtores nesse período. Ainda não está claro se a BCI retornará à região, mas ela criou uma Força-Tarefa recém formada que supervisionará a tomada de decisão da iniciativa, garantindo que ela opere “com integridade” e que compartilhe as recomendações da revisão externa e de sua Força-Tarefa em julho.

A resposta das marcas

Novamente, grandes varejistas como a Nike (mas também a Apple e empresas famosas em outros setores) foram pressionados a cortar relações com fornecedores que compram algodão nessas regiões. Nike, Uniqlo, GAP e H&M mencionam que não compram em Xinjiang. O grupo espanhol Inditex está na mira da Coalizão Mundial contra o Trabalho Forçado dos Uigures, pois deve responder publicamente ao apelo internacional feito pela organização. O grupo afirma não ter relação comercial com as fábricas Huafu Fashion e Luthai Textile, acusadas de trabalhos forçados, mas o porta-voz da Inditex se recusa a especificar se essas duas fábricas foram, no passado, parte de seus fornecedores, mesmo que indiretos.

Em 21 de dezembro de 2020, o grupo continuou a reiterar que a Inditex tem “tolerância zero para trabalho forçado”. Este escândalo é mais um grande impulso para os esforços de transparência no setor e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para a indústria têxtil latino-americana, que possui uma grande capacidade produtiva e um setor estruturado e, em grande medida, verticalizado.

A indústria trabalha para eliminar o comércio de algodão produzido por meio de práticas que podem ser denominadas de escravidão, trabalho forçado ou trabalho infantil. O boicote do algodão  uzbeque é um exemplo, mas o algodão uzbeque representa apenas 3% do algodão mundial e o de Xinjiang 25%. Definitivamente, não é impossível começar a mudar as fontes, mas requer um trabalho conjunto e progressivo.

As principais corporações americanas estão exercendo sua influência em Washington para lutar contra a legislação que restringe sua capacidade de lucrar com o trabalho escravo chinês. Grandes corporações como Apple, Nike, Coca Cola entre muitas outras, querem continuar a faturar bilhões em cima do trabalho forçado “Made in China”, alegando que sua interrupção “poderia colocar pressão excessiva nas cadeias de abastecimento”. Essas são as mesmas corporações hipócritas que dizem “lutar contra o racismo sistêmico”.

https://www.aspi.org.au/report/uyghurs-sale

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 419

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço