Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

1º Museu Interativo dedicado a Moda Inovadora e Sustentável

O 1º museu interativo e tecnológico do mundo, dedicado a sustentabilidade e inovação na moda é o Fashion for Good Experience inaugurado em Amsterdã. Esse espaço incrível é aberto ao aprendizado para orientar os visitantes a descobrir as roupas além do vestir, abrindo a mente para o impacto que elas tem desde o ciclo de vida até alternativas inovadoras que podem moldar o futuro. 

A visita ao museu é realmente uma experiência incrível em que os visitantes participam ativamente dessa descoberta através de uma jornada digital e personalizada com o objetivo de tornar a moda uma força do bem.
 
 

 

 
 
Um dos espaços no museu é o Inovation Lounge que apresenta inovações disruptivas para a moda como o vestido da estilista Stella McCartney tingido com microorganismos modificados, couro feito de maçã, o tecido Mycotex feito de raíz de cogumelos, materiais biodegradáveis, a alternativa bio para o poliéster apresentada pela Mango Materials, e até mesmo como a tecnologia blockchain pode criar processos transparentes na indústria. Toda a visita e ações no espaço podem ser coletadas por uma pulseira impressa em 3D com plástico reciclado e cânhamo, equipada com tecnologia RFID, que estará disponível para o visitante se envolver ainda mais com a causa da “Moda Boa” criando seu próprio Plano de Ação Digital que poderá ser levado para casa.
 
 

Vestido Stella McCartney

“Imagina se todas as peças de poliéster no mundo fossem eventualmente substituídas através de alternativas biodegradáveis que pudessem transforma-las em algo novo no seu fim de vida útil. Esse é nosso objetivo final.”

 
 

Outra sessão dedicada a participação ativa é o Design Studioonde a criatividade dos visitantes é instigada para que eles criem camisetas sustentáveis estampadas na hora, e que são projetadas na parede do estúdio em tempo real. Além do mais tem o GOOD GIF onde o visitante tira uma foto para demonstrar o seu compromisso com a causa, que é enviada para o Impact Cascade, uma instalação com fotos de outros visitantes. E por fim a loja The Good Shop que faz curadoria de marcas promissoras e sustentáveis para mostrar que com tanta inovação é possível alcançar produtos bonitos e de qualidade. A coleção atual disponível conta com peças das marcas Adidas x Parley, Kings of Indigo, ECOALF, Insane in the Rain, Karün e da Miss Bay.
 
 

“Tecnologia criará uma mudança de paradigma na indústria da moda.”

 
 

Todas as histórias, ações e exposições no Fashion for Good Experience são para descobrir as inovações que estão moldando o futuro da moda, tendo contato de perto com novas tecnologias que fecham o ciclo de vida das roupas, que transformam algo velho em novo. Uma abordagem restauradora e regenerativa para o design, que está ao alcance de todos porém faltam recursos, ferramentas e incentivo, e o Fashion for Good reúne todo o ecossistema da moda para facilitar essa mudança. Segundo William McDonough, co-fundador da Fashion for Good, é possível criar um mundo onde pegamos, renovamos e restauramos criando uma boa moda atraente ao usar os 5 Bens com praticidade e sabedoria, que são:
 

Bons Materiais – seguros, saudáveis ​​e projetados para reutilização e reciclagem.
Boa Economia – crescente, circular, compartilhada e benéfica a todos.
Boa Energia – renovável e limpa.
Boa Água – limpa e disponível para todos.
Boas Vidas – condições de vida e trabalho justos, seguros e dignos.
 
 

“Bio tecidos será o novo cenário para o design de inovação.”

 
 

Todas imagens Fashion for Good. Todos os direitos reservados.

 

https://divaholic.com.br/biocouture/1o-museu-interativo-dedicado-a-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 296

Responder esta

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço