Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A moda é mutante. O que era tendência ontem pode ser descartado facilmente hoje, estimulando novas compras sempre que possível. A boa notícia é que os hábitos estão mudando e estamos entrando na era do consumo consciente. Nisso, quem leva vantagem são as marcas veganas e ecológicas, que há tempos prezam por produtos e roupas livres do sofrimento animal e, em grande parte das vezes, são feitas de maneira artesanal, sem aquela fabricação desenfreada.

O tema da Seleção Hypeness de hoje não é pra você pensar que estamos catequizando todo mundo a não comer carne e abraçar uma nova ideologia de vida. Mas sim para que todos, independente de seus ideais, repensem seus modos de consumo. As fashion victims, termo dado à pessoas que são vítimas da moda e sempre se rendem às novas tendências, podem inclusive aproveitar a onda e difundir essa ideia. Muito melhor do que ficar na fila de espera por uma bolsa de marca famosa, não?

Roupas de segunda mão, feiras de trocas, customização de peças guardadas no armário há um tempo e muitas outras iniciativas bacanas têm ganhado destaque, como é caso do projeto Roupa Livre, que incentiva o consumo consciente por meio de eventos que trazem um novo olhar para a maneira como compramos roupa. Pra fazer todo mundo repensar no que usa, saiba que para fazer apenas uma calça jeans se gasta 10 mil litros de água.

E por que marcas veganas? Porque existe um propósito ainda maior por trás destas lojas e se vamos mudar nossos hábitos, podemos dar uma forcinha para os produtores independentes. O veganismo se baseia na Declaração Universal dos Direitos dos Animais (feita pela UNESCO), condenando então o abuso e exploração de quaisquer produtos que tenham sua origem. Com isso, não se usam materiais como lã, seda e couro.

Cumprir com esta responsabilidade não é das tarefas mais fáceis, afinal, é preciso verificar uma série de questões para garantir que nenhum tipo de borracha, poliuretano, cola, tecido, tintas ou até mesmo fôrmas e matrizes sejam usadas na fabricação. Dentro desta categoria do que chamamos de moda ética, os tecidos provindos de fibras naturais, como o tecido de bambu, acabam ganhando espaço no mercado e ajudando-o a se expandir.

E vale lembrar que com o passar dos anos e muita criatividade, os produtos veganos têm ganhado muita força nas mais diversos setores, como cosmético, alimentício, produtos de limpeza, produtos para pets e até matérias-primas, como é o caso da marca brasileira que usa a mandioca para substituir o plástico, totalmente eco-friendly.

Para quem não está por dentro deste “mundo”, é realmente difícil encontrar lojas descoladas e modernas que atendam a esta demanda, já que existem tantas outras mundialmente famosas e expostas em shoppings, o que facilita na hora de comprar. Na lista abaixo, confira 14 marcas veganas brasileiras que unem estilo e consciência:

1. Insecta Shoes

Com sapatos cheios de personalidade, a Insecta faz reuso de tecidos de roupas vintage. Os calçados são feitos de um modo tão artesanal, que existe somente um par única em cada numeração, fazendo ainda com que dificilmente você encontre alguém com o mesmo modelo que o seu.

modavegan10

2. Svetlana

A marca carioca só produz peças com materiais sintéticos e vegetais, e prova que é possível fazer roupas modernas e cheias de estilo. A loja foi criada por Mariana Iacia, que fez estágio com ninguém mais, ninguém menos que Stella McCartney, estilista mundialmente famosa, vegetariana e engajada em suas coleções.

modavegan12

3. King 55

Bem conhecida em São Paulo, a King55 tem toda uma filosofia em prol do meio ambiente, vendendo produtos como blusas, camisas, sapatos, bolsas e bermudas. Além de criar itens descolados para homens e mulheres de atitude, promove eventos onde os clientes levam seus animais para a loja, e possuem delivery ecológico, feito de bike entre alguns bairros da cidade.

modavegan18

4. Nicole Bustamante

Tendo a natureza como inspiração, a Nicole Bustamante-Vegan Goods elabora peças que tenham praticidade urbana, produzindo peças à mão em pequenas quantidades, inclusive a estamparia. Os produtos, que não contêm nada de origem animal, se dividem entre moda e decoração.

modavegan2

5. Canna

Com toque minimalista e elegante, a marca usa matérias-primas ecológicas vindas da Bahia e do Rio Grande do Sul em seus produtos artesanais. As bolsas, cases e carteiras de couro sintético são 100% sustentáveis.

modavegan16

6. Vegano Shoes

A Vegano Shoes é bem democrática e atende demandas importantes do dia a dia. É possível encontrar tênis casuais, sapatênis, sapatilhas, botas, coturnos, sapatos sociais e até tênis específicos para trilhas, tudo sem origem animal. Além de calçados, também vende mochilas, carteiras e cintos.

modavegan15

7. Ahimsa

A marca vende calçados para o público feminino e masculino, como botas, oxfords, slip-ons, alpargata, carteiras, bolsas e malas. Os produtos são feitos de maneira sustentável e a marca, abertamente vegana, visa inspirar atitudes conscientes e promove o questionamento de hábitos.

modavegan14

8. Flávia Aranha

Com bastante apelo fashion, tecidos de algodão puro, modelagens atemporais e tingimento com corantes naturais (cascas de árvore, chás e folhas), a marca Flavia Aranha é mais uma prova de que dá pra se manter na moda sendo vegan.

modavegan13

9. Renata Buzzo

Quem disse que noiva fica de fora dessa lista? A estilista Renata Buzzo não utiliza seda, botões de ossos, chifres ou pérolas naturais em suas criações, elaborando vestidos de festa e figurinos de noiva totalmente sem crueldade animal. Para criar as coleções 90% manuais, ela faz uso de tecidos como crepe e tule, além de variações de algodão e linho.

renata-buzzo

10. La Loba

A loja cria bolsas e acessórios veganos, com o intuito de comercializar não só uma peça, mas uma obra de arte. O trabalho artesanal é produzido em poucas quantidades, resultando na exclusividade das peças. A loja ainda promove práticas sustentáveis, tais como embalagens Recicladas e Recicláveis, Tags desenvolvidas com papel semente, dentre outras.
modavegan3

11. Zerezes

Utilizando materiais de baixo impacto ambiental e um design além das sazonalidades da moda, os óculos da Zerezes tem como base o reaproveitamento de resíduos das madeiras, desenvolvendo então um compósito feito da união da serragem com uma resina de base vegetal. Além disso, são bem estilosos e atemporais, apesar de estarem na moda atualmente.

modavegan6

12. Gustavo Silvestre

Viciado em crochê, Gustavo exibe peças feitas de uma maneira totalmente artesanal e sustentável, reaproveitando materais como lona de caminhão, garrafas PET recicladas, retalhos de tecidos e tinturaria natural. Além de roupas, o pernambucano também cria acessórios com pedraria e linha.

modavegann

13. Maria Oiticica Biojóias

Com atitude ética e responsabilidade socio-ambiental como foco, a marca faz uso de sementes e fibras do Norte, madeiras e elementos amazônicos para compor acessórios como anéis, bolsas, brincos e pulseiras.

modavegan8

14. Cofi Wear

Focada em moda unissex, a Cofi preza por conforto e praticidade em suas criações 100% algodão. Com tanto xadrez e estilo de sobra, as calças que você vai usar podem ir muito além do convencional jeans.

modavegan9

Antes de ir às compras, consulte também a lista oficial do PETA que mostra as marcas que testam em animais, e mude seus hábitos por um planeta melhor.

http://www.hypeness.com.br/2015/07/selecao-hypeness-10-marcas-vegan...

Exibições: 1131

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço