Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

150 anos do jeans: vamos celebrar valorizando o trabalho e a história das tecelagens brasileiras


Vocês já pararam para refletir sobre a importância dos 150 anos do jeans no mundo? Fato é, que ele é o único com tecido e estilo que dura tanto tempo e ainda continua na moda sempre se reinventando e se renovando. O jeans teve início em 1873 através das mãos de Levi Strauss que criou juntamente com Jacob Davis, um uniforme para os mineradores e, com certeza Levi não tinha ideia da proporção e do poder de sua patente de calças jeans. De lá para cá, passou por muitas fases, algumas melhores, outras ruins – crises econômicas, guerras, pandemias, mas sempre esteve presente, inserido através de diferentes aspectos e funções como roupa utilitária, como forma dos jovens se rebelarem nos anos 60, nos festivais de música da década de 70, as diferentes versões nos anos 80 com seus shapes baggys e o fit slim dos anos 90. Nos anos 2000, o estilo denim foi se pulverizando para outras esferas e chegou até aos mais famosos tapetes vermelhos mundiais.


No Brasil, o jeans comemora 50 anos, onde foi introduzido na década de 70 com o autêntico denim, em seguida vieram inovações com o fio de elastano em fits com extremo conforto, novas fibras como o Tencel que confere toque macio, algodão e fios reciclados, cada vez mais de acordo com as questões sustentáveis e diferentes artigos e processos em lavanderia que conferem desde o aspecto de couro, foil metalizado até destroyers e o laser, em inúmeras opções.

Conforto tanto em casa quanto na rua ganhou presença no novo 100% algodão em formas amplas para todos os segmentos, sem esquecer da queridinha skinny para homens e mulheres. Tecnologia e novas propostas que seguem o cuidado com o meio ambiente, andam juntas trilhando um caminho de sucesso em nosso país.

Mas a história do jeans vocês já conhecem, não é mesmo? Por isso, reunimos nesse especial sobre os 150 anos da peça mais democrática do mundo, um pouco da trajetória das indústrias têxteis com foco no denim e sarjas e, que fazem a cadeia girar, evoluindo juntamente com a fiação, confecções, lavanderias, grifes e marcas fast fashions. É um segmento que não para de crescer e ainda tem muito a evoluir juntamente com toda a tecnologia disponibilizada em todos os setores.

Conheça a evolução e contribuição das tecelagens nessa trajetória do jeans no Brasil.

CANATIBA


A Canatiba, fundada em 1969 é uma empresa familiar e iniciou suas atividades no segmento denim em meados dos anos 80, encontrando seu espaço em um mercado já ocupado por grandes e tradicionais indústrias. Foram pioneiros em diversas inovações que transformaram a forma do brasileiro consumir jeans como:

– Construções de maquinetas e cores especiais no Denim;
– Implementação e difusão em larga escala de tecidos elastizados inicialmente para o público feminino e logo em sequência para o público masculino;
– Implementação e difusão de acabamentos especiais como mercerizados, resinados, estampas sobre Denim;
– Especialistas em fiar nas unidades da empresa, todo tipo de fibra como o linho, tencel, modal, viscose, poliéster, poliamida;
– São os maiores fiadores de fios especiais de alta performance de elasticidade do Brasil.

No âmbito da sustentabilidade, sempre foram referência em preservação ao meio ambiente, contando com moderníssimas plantas de tratamento de efluentes e certificações que garantem a procedência de dos insumos, que reafirmam a responsabilidade sócio-ambiental e garantem a segurança de uso dos produtos.
“O Denim é um tecido incrível, versátil e democrático para todas ocasiões. Com coragem, resiliência, responsabilidade e dedicação, a Canatiba e, toda sua equipe, sentem-se orgulhosos em contribuir para a história de desenvolvimento e difusão deste produto que faz parte da vida dos brasileiros, que faz parte da vida dos cidadãos do mundo. Tecemos o presente de olho no futuro, buscando inovações que levem nosso Jeans de todo dia a seus próximos 150 anos”, afirma Fábio Covolan, diretor de marketing e exportação da Canatiba.

CAPRICÓRNIO TÊXTIL


A empresa, que existe desde 1946 é a segunda maior tecelagem de denim brasileira e há cinco anos passou por toda uma reformulação e mudança de identidade visual. Em 2022 lançou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade sob os pilares: Produção, Governança e Comunidade.

Entre as inovações, destaque para a linha Eco Denim, criada em 2021 que trabalha a circularidade, processos sustentáveis e fibras ecológicas como Tencel da Lenzing, uma viscose natural, além de resíduos de fios como aparas e retalhos e fibras produzidas a partir de garrafas PET recicladas, o poliéster reciclado. A Capricórnio produz também artigos a partir do cânhamo, fibra natural mais sustentável e com algodão orgânico.

O projeto Movimento para Sustentabilidade, desenvolvido pela Capricórnio, segue com uma comunicação transparente, verdadeira, criando soluções e melhorias. Um dos destaques fica por conta da implementação da caldeira de biomassa, que utiliza combustí­vel de fonte renovável. Em 2022 mais de 50 toneladas de pallets foram transformados em cavacos de madeira para alimentar a caldeira. Além disso, a empresa utiliza uma van elétrica para entregas no Brás, que evita a emissão de 13,8 toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera, o que equivale ao plantio de 99 arvores por veículo para 54 mil km rodados.

“O Jeans foi a principal vestimenta dos movimentos culturais dos últimos 150 anos, e a gente espera que continue sendo”, comenta João Bordignon, diretor de Marketing da Capricórnio.

CEDRO TÊXTIL


Com mais de 140 anos de história, a Cedro Têxtil foi fundada em 1872, na cidade de Taboleiro Grande (RN) através dos irmãos Bernardo, Caetano e Antônio Cândido Mascarenhas. Em 1877 criaram a indústria têxtil Cachoeira, que mais tarde, em 1883, se uniu à Cedro. Ao longo de sua trajetória, a empresa sempre buscou se modernizar e ampliar o parque fabril onde produz seus principais produtos. Atualmente com sede em Belo Horizonte e fábricas em Sete Lagoas, Pirapora e Caetanópolis, a têxtil produz brins, denims e telas para o mercado profissional e de moda. Para a Cedro, sustentabilidade é um compromisso prático, exigido em todo o processo de produção. A empresa vai além do discurso e aperfeiçoa a sua operação em conjunto com seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades.

COVOLAN


A Covolan Denim, uma indústria 100% nacional, atua no setor de tecelagem para o mercado de moda desde 1996, e, a partir de 2000, se dedicou à produção exclusiva do Denim. Sediada na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, emprega cerca de 700 funcionários diretos, produzindo uma ampla variedade de tecidos em jeans e sarja de alta qualidade. A empresa é referência em ações focadas na gestão ambiental, responsabilidade social e garante melhores e adequados processos de fabricação, minimizando o uso dos recursos naturais. Destaque para o investimento em novas tecnologias de máquinas e equipamentos, desenvolvimento de fornecedores que permitem o uso de matérias-primas sustentáveis, assim como o uso de produtos auxiliares livres de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente ou ao ser humano, minimizando os impactos em seus efluentes líquidos e gasosos, utilizando biomassa como combustível, eliminando a utilização de combustíveis fósseis, contribuindo para ações educativas de profissionais e estudantes da área têxtil ou correlacionados aos diversos sistemas de gestão ambiental, de qualidade e segurança, entre outras atividades homologadas e certificadas por organismos e instituições nacionais e internacionais.

A Covolan é a indústria têxtil mais certificada das Américas e oferece produtos de qualidade e menor impacto ambiental, com foco em tingimentos Blue super intensos e tecidos com alto power que promovem conforto, durabilidade e rápido resultado em lavanderia.

“Nós comemoramos os 150 anos da primeira calça jeans, da transformação do tecido de lona com tingimento índigo Blue, revisitando a história do ícone mais democrático, versátil da moda e de origem da fibra do algodão, trabalhando valorosamente para diminuir os impactos ambientais e garantir a sustentabilidade nos nossos processos produtivos junto com a cadeia de suprimentos e, apresentando uma coleção com os melhores artigos – multivalentes, mais largos e ótimos para lapidar diversas técnicas de lavanderia. Celebramos a criação das peças de jeans com honra e alegria, afinal, somos apaixonados pelo que fazemos e amamos desenvolver novos tecidos”, relata Thaísa Peralta, denim head da Covolan.

JOLITEX 


Desde 1954 no mercado têxtil, a indústria é responsável pela produção de denim, brins, forros e tecidos especiais para decoração, além de estampados exclusivos.

JOLITEX DENIM, marca registrada da linha de tecidos, com fábrica em Nova Odessa (SP), oferece o Premium Denim com a melhor relação custo x produto, atendendo as mais diversas demandas de mercado jeanswear. Sua linha traz diferentes composições, construções, tingimentos e acabamentos que permitem diversificar e customizar as coleções. Com produção totalmente verticalizada em um moderno parque industrial, a empresa trabalha para minimizar o impacto ao meio ambiente. Sua linha produtiva conta com equipamentos de última geração, de alta produtividade e índices otimizados de consumo de eletricidade e combustível. As águas e os gases utilizados na fabricação de seus produtos são rigorosamente tratados antes de serem devolvidos à natureza.

NICOLETTI TÊXTIL


Fundada em 1967, a Nicoletti Têxtil completou 56 anos de história em 2023.
Fundada por Pedro Nicoletti e seu filho, Celso Nicoletti, o sonho sempre caminhou através de determinação e investimentos, e assim concretizando um ideal: ser uma empresa brasileira a serviço da moda. E esses anos todos foram dedicados a desenvolver produtos para atender as demandas das principais redes de varejo e marcas jeanswear do país, atendendo a todos os padrões de qualidade de produto e quesitos ambientais. O processo de desenvolvimento e produção na indústria é completo e acontece na sede em Americana (SP), com a fiação (NIT) em Três Lagoas (MS) e tinturaria e acabamentos próprios (TINTEX) localizada em Nova Odessa (SP.)

Nos últimos 20 anos, com a produção do denim, transformou a empresa modernizando processos, sempre acompanhando os avanços tecnológicos e tornando a Nicoletti Têxtil um dos mais importantes grupos do mercado, com comprometimento em qualidade e desenvolvimento sustentável.

“Nicoletti Denim – Orgulho em fazer parte dos 150 anos do jeans. O denim transformou nossa empresa e trouxe novas perspectivas, investimentos e sustentabilidade para o Jeans do Brasil”, diz Lilian Kurosaki, gerente de marketing e produto da Nicoletti.

PARAGUAÇU TÊXTIL


Com 82 anos de história, a empresa criada em 1941, na cidade de Paraguaçu (MG) passou por quatro anos de construções e instalações de maquinário até iniciar a produção dos primeiros tecidos de algodão cru em 1945. Durante três décadas, a fábrica investiu em cambraia, chita, sacaria e até tecidos semi-pesados. Entre 1975 e 1980 a indústria passou por uma grande modernização, iniciando a era Índigo. De lá para cá, a tecelagem recebeu grandes investimentos e ampliação em todos os setores, assim como a gama de Denims oferecidos.

A Paraguaçu ganhou reconhecimento no mercado por oferecer artigos com aspecto vintage e o autêntico tingimento azul intenso, que remetem ao original e tradicional denim. Sempre em constante evolução, a empresa tem como maior compromisso, o progresso e desenvolvimento do nosso setor.

“Temos orgulho em poder celebrar 150 anos do tecido mais democrático e autêntico da moda! Nos sentimos honrados em fazer parte dessa história há 48 anos, como indústria denim. Seguimos com nosso propósito em contribuir com o segmento, ano após ano! Que venham mais 150 anos do nosso amado mundo azul”, celebra Mayara Torres, responsável pelo marketing e desenvolvimento de produto.

SANTANA TEXTILES


A Santana Textiles lidera no quesito qualidade, estabelecendo um padrão elevado desde o início de sua produção, em 1963. Dedicada a produzir tecidos de altíssima qualidade e durabilidade, a empresa reflete a dedicação à qualificação de todos os seus colaboradores, que trabalham incansavelmente para manter rigorosos controles de qualidade em cada etapa do processo de produção.
Na vanguarda do setor têxtil, a empresa abraça a inovação, constantemente investindo em maquinário de ponta e processos para elevar a eficiência, qualidade e sustentabilidade da produção.
A Tecfio é uma linha exclusiva de tecidos produzidos com fios convencionais de algodão que recobrem o filamento de elastano de forma diferenciada, proporcionando maior resistência, uniformidade ao tecido, além de mais conforto e elasticidade.
Além disso, a Santana Textiles se destaca pela iniciativa sustentável com sua linha Sustentare, composta por produtos que apresentam redução de até 90% de corante índigo. Essa ação não apenas promove a diminuição expressiva do uso de corantes, mas também contribui para a redução de 50% do consumo de água durante o fluxo produtivo, além de otimizar o tempo nos processos industriais.
Assim, a empresa reafirma seu compromisso não apenas com a excelência na qualidade, mas também com práticas que visam a preservação ambiental e a promoção da sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, reforçando sua responsabilidade social.
“Os 150 anos do jeans celebram não apenas um tecido durável, mas também uma narrativa de resiliência e versatilidade que transcende décadas, simbolizando a moda atemporal e a capacidade de se adaptar às mudanças, tornando-se um ícone que perdura no guarda-roupa e na história da moda”, relata Bárbara Farias, analista de marketing da Santana Textiles.
SANTISTA TÊXTIL

Santista Têxtil empresa com mais de 90 anos de história é responsável pela introdução de denim no mercado e compartilhamento de conhecimento para as confecções que não sabiam como lidar com o produto. Desta forma ela rapidamente tornou-se líder. Trazendo inovações de produtos como introdução do Denim Lycra® e serviços como a assessoria de moda na década de 1970, assessoria à lavanderia na década de 1990, e criação da UST – Universidade Santista em 2005 sendo pioneira no ensino corporativo têxtil. Entre suas inovações, destacam-se o denim com fio Lycra® ,  denim com fio Tencel® para o mercado na década de 1990, nos anos 2000 o denim com fios ring spun e multicounttrazendo efeitos salientes de irregularidades, denim e sarjas voltadas ao bem-estar como: equilíbrio, hidratação, anti celulite e resinas. Em  2010 a grande inovação foi a introdução do T400, lançamento global denim Tri-blend®, seguindo com evoluções de resina e acabamento de anti Zica e Anti Covid.

A têxtil conta ainda com uma linha de produtos Workwear onde entram diversos acabamentos e tecnologias de ponta altamente especializadas como antichama, antiviral, antichoque, tecidos para linhas hospitalares à industriais, passando por workfashion.

Atualmente vem investindo fortemente na renovação do parque industrial,  e em tecnologia no Projeto Santista 4.0, mas o grande investimento vem sendo feito em pessoal através do Movimento Santista de Cultura & Engajamento, que visa melhorias e avanços significativos em projetos relacionados aos processos e relacionamentos e melhoria de performance nas áreas administrativas, industriais e comercial. A empresa renovou ainda seu material com uma cartela pontuando conceitos de coleção alinhados as tendências internacionais e nacionais para o setor, com destaque também para o grande diferencial Santista: o índigo que permite maior gama de tonalidades e considerado o melhor azul do mercado.

“Em 150 anos do jeans, a Santista tem orgulho de fazer parte desta história de 50 anos, introduzindo assim o legítimo denim ao Brasil. O denim evoluiu numa jornada de transformação de processos, de efeitos, de shapes, de lavanderia e tecnologia. E a Santista vai continuar tecendo esta história, fortalecendo o setor e a cultura do Jeans no país e inspirando gerações”, comenta a empresa.

TEAR TÊXTIL


Fundada há mais de 20 anos, a Tear Têxtil se transformou em uma empresa sólida, atuando em todo o Brasil e América Latina, contando com mais de 850 colaboradores diretos, levando tecidos de qualidade e fabricação com ética. A indústria 100% brasileira, opera seu parque industrial em Paraopeba (MG) e sua cadeia produtiva compreende desde a compra do algodão, fabricação de fios, construção do tecido com acabamentos diferenciados, sempre visando uma produção sustentável. A empresa mantém showroom na Denim City, em São Paulo, disponibilizando toda a coleção de tecidos e peças confeccionadas, além do desenvolvimento de novos produtos para atendimentos dos clientes, parceiros e fornecedores. Cada vez mais alinhada com o propósito da fabricação sustentável, a Tear Têxtil está em constante busca por maneiras de reduzir o impacto ambiental de suas operações.

Através da tecnologia de tingimento índigo com corante ZERO ANILINA, a indústria obteve o tom azul intenso, mas mantendo um compromisso respeitoso com práticas ecologicamente limpas.

O compromisso com o meio ambiente e com os agricultores também se dá com o algodão certificado pela Better Cotton Initiative (BCI). Escolher produtos com o selo BCI significa optar por cultivo responsável, reduzindo o impacto ambiental e promovendo melhores condições de trabalho, conservando água, reduzindo produtos químicos e apoiando agricultores de algodão em todo o mundo.

“O jeans, desde a sua criação, foi um marco no mundo da moda, versátil e democrático foi capaz de se reinventar ao longo do tempo. Sendo incorporado em diversos movimentos culturais chegando à alta costura e se consolidando no prêt-à-porter. Atualmente é item essencial da moda fast fashion. O setor jeanswear possui como foco principal a fabricação sustentável, mostrando que estamos alinhados às necessidades atuais do planeta. Temos muito orgulho em fazer parte dessa trajetória de sucesso, com certeza serão os primeiros 150 anos de uma jornada de reinvenção que está apenas no início”, comenta Barbara Spatti, gerente de marketing da empresa.

VICUNHA


A empresa fundada em 1967 tornou-se uma das maiores indústrias têxteis do mundo. Em 1982 inaugurou sua sede em Maracanaú (CE), maior unidade fabril da Vicunha e, não parou mais de crescer nesses 56 anos de história. O mais recente projeto foi a criação do V. Laundry, também em Maracanaú, o primeiro centro de inovação da América Latina dedicado à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e soluções para a cadeia têxtil que reúne equipamentos de última geração e uma equipe de especialistas, com o objetivo de desenvolver produtos e tornar os processos têxteis e de lavanderia, cada vez mais inovadores e sustentáveis.

Ainda em 2023, a Vicunha e a Scheffer, empresa pioneira na produção de algodão regenerativo, iniciaram uma parceria inédita para a utilização de algodão regenerativo na produção de denim. Os primeiros produtos – as linhas Pacito e Letizia – foram lançados inicialmente na Europa e chegaram ao Brasil em novembro deste ano. A agricultura regenerativa compreende um conjunto de ações que promovem importantes benefícios para o meio ambiente. Além de não utilizar produtos químicos, contribuir para a regeneração do solo e promover a biodiversidade, o processo de produção do algodão regenerativo utiliza menos água em seu cultivo, o que reduz a pegada hídrica na produção têxtil.

A Vicunha desde o início vem trabalhando as questões sustentáveis e apresentou seu Relatório de Sustentabilidade em 2022 com as seguintes ações: a empresa utilizou 7 mil toneladas de algodão reciclado em sua produção; Reduziu 5.855kg de emissões de carbono em 2022, contra 5149kg em 2021. Redução total de 11.004kg em dois anos; Em 2022 foram 61,896 litros de água conservada, contra 53.906 litros em 2021.

“O jeans tem uma trajetória marcante: mais do que uma peça de roupa, representa resistência, versatilidade, identidade e autenticidade. Além disso, é fundamental reconhecer o impacto econômico do jeans, que emprega mais de 1 milhão de pessoas diretamente em um setor que desempenha papel crucial na economia brasileira. Pensando à frente, a Vicunha entende que o futuro do jeans é sustentável e colaborativo, por isso a empresa mantém o seu foco e seu compromisso com a sustentabilidade e inovação, valores essenciais que têm impulsionado a liderança da empresa na produção de jeans no Brasil e, consequentemente, alcançado reconhecimento internacional”, comenta German Alejandro, CMO da Vicunha.

Exibições: 30

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço