Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Angola - África Semente vai colher mil toneladas de algodão

Sumbe - Mil toneladas de algodão serão colhidas na presente campanha agrícolas, na província do Kwanza Sul, pela empresa angolana África Semente, no quadro do programa do relançamento da produção.

O acto da abertura da colheita foi presidido nesta terça-feira pelo secretário de Estado para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Amaro Tati, na localidade de Kipela (Sumbe). Na ocasião enalteceu a iniciativa da empresa no relançamento da produção do algodão.

Acrescentou que esta é a primeira produção de algodão em grande escala no período de paz, numa altura que o Governo Angolano aprovou medidas para o relançamento da indústria têxtil.

"Temos que ter o tecido angolano, por isso e a industria têxtil tem que funcionar, com a matéria prima produzida localmente", disse o Amaro Tati.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, é preciso apoiar estas iniciativas visto que proporcionam emprego para muitas famílias.

Exortou os empresários a investirem na produção de algodão, porque o país possui áreas férteis para o relançamento da produção em grande escala.

Para o proprietário da empresa, Luís Faceira, o país foi grande produtor de algodão, com a paz que se vive há nove anos surgiu a necessidade de relançar a produção, tendo em conta a falta que este produto faz à indústria têxtil.

Sublinhou que há um grande interesse da empresa em aumentar as áreas de cultivo, através do desmatamento de novas áreas, recuperação das antigas áreas de produção. A África Semente está a trabalhar numa área de produção de mais de mil 500 hectares de forma mecanizada na localidade Cholo Cholo (Porto-Amboim) e Kipela (Sumbe).

Até 1990, a província do Kwanza Sul produziu mil e 500 toneladas de algodão ano.

Fonte:|http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/economia/2011/6/3...

Exibições: 81

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço