Quem inventou as cores? Bem, um livro holandês que foi descoberto indica que não foi a Pantone. Há muitos anos atrás, em 1692, um artista conhecido apenas como “A. Boogert” tirou um tempo para escrever sobre a mistura de aquarelas. Além da experiência resultar em muitas cores, acabou por formar 800 páginas manuscritas e pintadas, abordando sobre o uso da cor na pintura, suas matizes e mudanças de tom.
A obra, riquíssima em detalhes, já é considerada o mais completo guia de cores para a pintura de todos os tempos. A fama, qualidade e abrangência do material foi tanta que o livro foi concebido como um guia educacional. O mundialmente conhecido e contemporâneo Guia Pantone lançou suas páginas e “padrão” de cores apenas em 1963.
Dá uma olhada na obra prima de Boogert abaixo:
O livro inteiro pode ser visto em alta resolução aqui. Atualmente, o livro é mantido na Bibliothèque Méjanes em Aix-en-Provence, França.
FONTE: http://www.hypeness.com.br/2014/05/271-anos-antes-de-inventarem-o-p...
Tags:
Não conhecia este livro, creio que seja muito útil ainda... Sucessos aos pesquisadores.
Isto é extraordinario, meu filho Mauricio(Pano Press) formado na E.P.A(escola Panamericana de Arte) acredito que não sabe sobre esta incrivel mostra que voce nos traz. O Pantone,nos é o marco do conhecimento das nuances das cores, das matizes, das misturas, mas como já havia ouvido de meu pai, tudo é igual, tudo se transforma, tudo volta em algum tempo ou lugar, talves o Pantone havia visto, ouvido, copiado e editado para que pudessemos usa-lo( pena que é caro e não foi disponibilizado à humanidade).
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por