Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

3 formas que o seu vestuário pode alavancar ou comprometer seu sucesso profissional

Aparência importa, mas não da forma que você imagina. Uma imagem bem construída não é apenas bonita, mas funcional- e o resultado depende de como cada elemento é usado

O ser humano é extremamente visual, o que justifica aqueles velhos ditados “uma imagem vale mais do que mil palavras” e “a primeira impressão é a que fica”.

Pois é. Aparência importa, mas não da forma que você imagina. Uma imagem bem construída não é apenas bonita, mas funcional- e o resultado depende de como cada elemento é usado.

Itens da moda, como uma estampa, um sapato ou um acessório visto nas últimas coleções, por exemplo, podem ser usados para demonstrar que você é bem informado e está atualizado, mas devem ser adotados com cautela, especialmente nos locais mais conservadores, ou você pode passar uma imagem de que a embalagem importa mais do que o conteúdo. Quanto mais conservador for o seu ambiente profissional, menos você deve apostar nesses elementos.

Tecidos mais estruturados e firmes, sobreposições e cores escuras são os aliados perfeitos para quem precisa transmitir uma imagem mais forte e imponente, por isso o combo terno+camisa+gravata faz tanto sucesso. Mas, se muito usadas, podem oprimir os interlocutores - especialmente quando em uma pessoa que já possui traços fortes, marcantes e angulares. Linhas mais arredondadas, seja na estampa de uma gravata ou na lapela de um paletó, e materiais texturizados, como o tweed, por exemplo, ajudam a quebrar essa rigidez.

Em compensação, a aceitação de um vestuário menos rigoroso e mais casual, até em empresas conservadoras (vide adesão do movimento #bermudasim, no último verão), faz com que materiais mais fluídos e maleáveis, como malhas e tricôs, deixem a imagem mais descontraída e acessível. O problema, nesse caso, é que o excesso dessas informações pode resultar numa roupa informal demais e ainda transmitir certa passividade. Um jeito de evitar isso é optar por cores escuras, limitar as estampas e sempre misturar malhas com outros tecidos planos, usando um suéter colorido com uma saia de sarja de lã, por exemplo. Ou colocar acessórios mais pesados, como um relógio imponente, para acrescentar força ao resultado.

Para não ter erro, entenda o ambiente no qual você se insere e estabeleça os seus objetivos antes de construir o seu guarda-roupa de trabalho.

 http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/3-formas-que-o-s...

Érica Minchin

Exibições: 69

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço