Você sabia que a produção de algodão é uma das principais cadeias do Brasil, contribuindo para o PIB de modo significativo? As curiosidades sobre o algodão se estendem em uma longa lista, que vai desde a origem de seu nome até o seu uso para atividades nada associadas ao têxtil.
Sendo um dos materiais mais utilizados em todo mundo, o algodão é utilizado há muitos séculos, atravessando povos, gerações e fronteiras. Para saber um pouco mais sobre a cultura do algodão, acompanhe nosso artigo e descubra curiosidades que vão enriquecer o seu conhecimento sobre o material.
O povo árabe, pioneiro no uso do algodão para fabricação de papéis e tecidos, foi quem batizou o algodão. Derivado da palavra al-quTum (ou “o cotão”), o termo quer dizer felpa, ou pelo que se desprende de outros tecidos.
Os derivados não demoraram a surgir em outras línguas: coton, em francês, cotone, em italiano, cotton, em inglês e, finalmente, algodón, no espanhol.
O caroço do algodão é utilizado para produzir óleo comestível e biodiesel, utilizado como lubrificante e como ingrediente de muitos alimentos. Sua mistura pode originar ainda rações para animais e adubos para a terra.
O algodão hidrófilo, de grande poder de absorção, tem seu uso hospitalar bastante reconhecido. Mas também pode ser utilizado para a fabricação de explosivos e para preparar pólvora.
Quando perguntam sobre a cor natural do algodão, a resposta é quase sempre branca, não é mesmo? Pois os tons originais da planta podem variar bastante, entre o marrom, o bege e caqui. Tais cores contribuem para maior diversidade de material da indústria têxtil, e com maior qualidade.
As tonalidades variam principalmente a depender da região em que ele é plantado, havendo registro de cores como o vermelho, o cinza, o verde, o roxo e até azul. O algodão utilizado em sua tonalidade natural dispensa o uso de corantes e, por isso, tem maior durabilidade.
O país que mais produz algodão no mundo é a Índia, com quase 6 milhões de toneladas anualmente. Esse valor é correspondente a um quarto da produção mundial, seguida de produtores como China e Estados Unidos.
No entanto, quem lidera a exportação do produto são os Estados Unidos, tendo a Índia em segundo lugar e o Brasil em terceiro. A indústria têxtil brasileira pode contar com uma variedade bastante extensa do algodão, trazendo possibilidades para vários tipos de confecção.
No Brasil, há registro de plantio do algodão antes da chegada dos portugueses em nosso território. Presume-se que os índios produziam a planta para uso próprio. Os indícios da exploração comercial do algodão são de 1750, no Nordeste.
O Brasil chegou a ser líder em exportação nos séculos XVIII e XIX, sendo uma das principais matérias-primas da Revolução Industrial.
As curiosidades sobre o algodão já dão a extensão de seu uso e a necessidade do produto no mercado. Por ser um dos materiais mais utilizados na indústria têxtil em todo o mundo, ele concentra pesquisas que visam avanços tecnológicos e produtivos.
Em busca de processos mais modernos e eficientes, a produção do algodão tem ficado cada dia mais sofisticada. Para conferir o que há de mais moderno no setor, confira este artigo, e largue na frente com a sua empresa!
https://fcem.com.br/noticias/curiosidades-sobre-o-algodao-que-voce-...
Tags:
No Brasil, há registro de plantio do algodão antes da chegada dos portugueses em nosso território. Presume-se que os índios produziam a planta para uso próprio. Os indícios da exploração comercial do algodão são de 1750, no Nordeste.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por