A sustentabilidade é uma pauta cada vez mais frequente para os consumidores. Com o início da pandemia do COVID-19, em 2020, as tendências de consumo e comportamento se alteraram e assuntos como a sustentabilidade se intensificou, tornando-se uma preocupação para o mundo todo.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a origem dos produtos que consomem e o impacto disso no meio ambiente. É por isso que as empresas, e, principalmente, a indústria da moda, precisam se adaptar para atender a essa nova demanda.

A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, sendo a responsável por desperdícios e poluição durante sua produção. Além disso, esse setor costuma gerar grande quantidade de resíduos que são descartados no meio ambiente.

Apesar disso, saiba que existem muitas maneiras de se tornar uma empresa mais sustentável e muitas confecções já começaram a adotar essas práticas.

Esse assunto também ganhou mais destaque, junto a termos relacionados aos conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance) e o ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), assuntos que vêm sendo discutidos há anos para implementar uma cultura mais sustentável dentro das empresas.

A Digitale Têxtil acredita em um futuro mais sustentável, por isso, está alinhada aos ODS, parte da Agenda 2030. Juntos, 193 países se uniram para superar os desafios do desenvolvimento e promover o crescimento de forma sustentável até 2030.

A Digitale está comprometida em fazer a sua parte para um futuro mais sustentável e por isso, faz parte do projeto da Brazilian Sustainable Fashion League (BSFL). Com o apoio do Programa Texbrasil, a empresa tem a oportunidade de aperfeiçoar suas práticas e gestão para torná-las mais sustentáveis. A seguir, você confere 5 dicas para ter uma marca mais sustentável.

1)  Opte por uma estamparia digital

PIN IT

A estamparia digital causa menos impacto ao meio ambiente. Os corantes utilizados são sem metais pesados e a quantidade de água utilizada é até 10x menor do que no processo tradicional.

2) Upcycling: Dê um novo ciclo de vida para os resíduos

PIN IT

Upcyling consiste em dar um novo propósito e valor aos materiais que seriam descartados como lixo, criando produtos novos a partir de retalhos. É uma forma de reutilização criativa e sustentável.

3)Opte pela Economia Sustentável

PIN IT

A economia sustentável na moda busca reduzir os impactos ambientais e sociais da indústria, promovendo um modelo de negócios mais consciente e responsável, valorizando qualidade, durabilidade e sustentabilidade dos produtos.

4) Se associe a parceiros sustentáveis

PIN IT

É necessário pensar em toda a sua cadeia produtiva, desde os seus fornecedores até a venda dos seus produtos. Garanta que seus parceiros adotem práticas sustentáveis e oriente seus clientes sobre essa temática. É importante também conscientizar colaboradores e demais envolvidos no seu processo de produção sobre esse assunto.

5) Utilize embalagens sustentáveis

PIN IT

Invista em embalagens recicláveis biodegradáveis, elas são excelentes opções para substituir o plástico, causando menos impacto ao meio ambiente.

A sustentabilidade é um dos compromissos da Digitale Têxtil. Não perca nenhum conteúdo, inscreva-se na nossa newsletter para ficar bem-informado de todas as novidades da indústria de moda.

https://www.digitaletextil.com.br/blog/5-dicas-para-ter-uma-marca-m...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI