Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

5 inovações tecnológicas que estão mudando o cenário da moda

moda é mutável: tendências vão e voltam. Mas, o que a indústria da moda busca não varia: seja apenas para repaginar velhos hits ou para lançar novas trends, o setor quer mesmo aperfeiçoar!  E, nada tem mais potencial para isso do que as inovações tecnológicas. E elas já estão em desenvolvimento, ampliando-se, e apresentando variadas possibilidades para este setor.

Mesmo que as tradicionais manufaturas de tecidos sigam presentes, há crescentes sinais de que esse cenário irá mudar. Muito mais do que apenas o desejo natural de mudança, as alternativas reveladas pelas novas tecnologias são marcantes em todo mundo e expandem de forma imponente a maneira como as peças/produtos são projetadas, fabricadas e comercializadas.

Esse novo nicho, denominado tecnologia wearable, já desponta entre os conceitos de alguns estilistas inovadores, que desejam criar roupas realmente úteis, tecnológicas e esteticamente bonitas, muito mais do que a frívola fantasia futurista.

O assunto assume uma relevância tão em destaque para o universo da moda que o site de tendências SXstyle dedica um programa semanal para falar sobre isso. A partir dessa referência, selecionamos 5 descobertas científicas que deverão invadir a indústria em breve, veja:

5-tecnologias-que-estao-mudando-o-cenario-da-moda-1

1. ROUPA COM IMPRESSÃO 3D

Detalhe das peças em relevo de Impressão 3D da Pringle Of Scotland

 tecnologia de impressão 3D já conquistou espaço em diversas marcas e empresas. Isso porque, além da possibilidade de criar um visual diferenciado, sua versatilidade e funcionalidade em mudar toda a forma de fabricação de diferentes produtos, simplificando os processos, são muito positivas.

Para se ter uma ideia, nas aspirações futuras para essa técnica, você terá um catálogo com dezenas de modelos de roupas com cores e estampas sem precedentes, todas podendo ser personalizadas online e escolhidas com o clique de um botão.

2. ROUPAS INTERATIVAS POR NFC

A sigla NFC significa Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade, uma novidade que já está mudando o cenário do varejo. Uma tecnologia de troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos, próximo um do outro. Suas utilidades são múltiplas, claro: o chip NFC permite o pagamento sem fio, a oferta de informações adicionais sobre os materiais utilizados na confecção da peça, suas instruções de cuidados, ou os detalhes de qualquer promoção na loja, para qualquer um que coloque seu smartphone sobre um das pequenas tags.

3. MODELOS E DESFILES VIRTUAIS

Com um pouco de programação são criados avatares digitais que podem ser produzidos com qualquer roupa que os programadores desejarem. O resultado? Modelos geradas por computador com todo o movimento e a aparência de uma pessoa real – exemplos como o da Marvelous Designer3D Fashion Designer e CLO3D já guiam essa tecnologia até você.

O potencial de engajamento é demais! O estilista poderá montar todo o casting de modelos virtualmente e depois fazer o desfile através de óculos de realidade virtual, possibilitando que qualquer pessoa no mundo confira sua coleção!

4. TECIDOS QUE MUDAM DE COR

Enquanto o universo atual da moda nos apresenta a cor da estação, um grupo seleto está aperfeiçoando os meios para reescrever o espectro completo dos tecidos. Uma busca, que revela nos avanços da tecnologia fotocromática, uma relação diferente entre a maneira como nos vestimos e como nossas próprias roupas reagiriam ao nosso ambiente. Ou seja, as peças mudariam de cor, influenciadas pela luz, correntes elétricas, ondas sonoras, alteração de temperatura, entre outras fontes naturais.

5. TECIDOS DE AUTO-CURA E REPELENTES A ÁGUA

Pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália, têm trabalhado nessas tecnologias, a partir de uma tela super repelente a água feita com nanopolímeros com propriedades de auto-reparação. Isso quer dizer que, após sofrer danos, as peças se auto-reparam e ainda repelem os líquidos. O princípio básico por trás da tela é um revestimento especial que, quando danificado, se funde a uma temperatura muito baixa para selar a abertura e normalizar as propriedades à prova d’água.

Muitas novidades, que mais parecem vindas dos filmes de ficção científica, mas que em breve devem ampliar a nossa realidade e todo universo da moda. Aguardamos ansiosos!

http://lunelli.com.br/blog/5-inovacoes-tecnologicas-que-estao-mudan...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1137

Responder esta

Respostas a este tópico

  Pesquisadores da Universidade Deakin, na Austrália, têm trabalhado nessas tecnologias, a partir de uma tela super repelente a água feita com nanopolímeros com propriedades de auto-reparação

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço