Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Engana-se quem pensa que a moda é apenas formada pelo estilista e a modelo, ao contrário do que muitos pensam a moda é uma indústria enorme que movimenta muito financeiramente a economia, não distante disso a gama de profissionais que abastecem ela é dos mais diversificados.

Hoje vamos ver as 5 grandes áreas do mercado da moda para se fazer carreira, entre uma dessas áreas você vai se encontrar e quem sabe assim começar a traçar melhor seu caminho de sucesso na moda.

1 – CRIAÇÃO

A área de criação pode ser descrita como a mais desejada, por ser uma área extremamente envolvida com a criatividade, ela foi  e ainda é digamos que a favorita entre todas. Antes muito ligada ao personagem do estilista devido aos grandes desfiles, hoje nessa área encontramos profissionais como o modelista – um profissional pouco reconhecido porém com grandes responsabilidades e tão bem pago quanto um estilista. Abaixo segue as sub-áreas, as quais encontramos na áreas de criação:

  • Coordenação de Moda
  • Criação
  • Desenvolvimento de Produto
  • Desenho
  • Modelagem
  • Pesquisa de Tendências.

Paris Haute Couture - Chanel

 

2 – PROCESSOS PRODUTIVOS

Aqui estamos falando de produção, muitos profissionais preferem e pensam que o trabalho com moda está apenas ligado ao escritório, desfiles e coquetéis. Mas uma área de grande oferta de trabalho no mercado de moda, são as fábricas têxteis. Infelizmente falta profissionais para essa área. Nela é possível conhecer, trabalhar com todo o processo de planejamento produtivo de uma produção têxtil, com pesquisa têxtil, tecidos e matéria-prima. Quem já trabalhou em indústria tem alguns pontos a mais pra essa área, já conhece como funciona uma fábrica e muitos dos sistemas são similares só muda o produto final. Abaixo algumas sub-áreas que encontramos no mercado da área de Processos Produtivos:

  • Acabamento
  • Beneficiamento
  • Costura
  • Engenharia Têxtil
  • Estamparia
  • Operação de CAD
  • PCP
  • Qualidade
  • Tempos e Métodos

textil_bg

 

3 – COMUNICAÇÃO

A área mais procurada de todas do mercado de moda, até mais do que a de criação. Isso não significa que existam mais vagas para essa área. Infelizmente não há tantos profissionais qualificados assim como não há empresas que dão tanta importância para essa área dentro de uma marca de moda. E por ser uma área nova e em grande desenvolvimento (novos ramos como blogs, mídias e redes sociais) existe aqui algumas distorções com o trabalho a ser executado. O que é preciso para trabalhar com comunicação em moda? Não, não é ser apenas um usuário de mídias sociais, se você quer trabalhar com comunicação não veja como usuário veja como profissional. E busque o que um profissional dessa área precisa para atuar no mercado. Abaixo algumas sub-áreas do mercado de comunicação em moda:

  • Consultor de Imagem
  • Fotografia
  • Jornalismo de Moda
  • Produção de Moda
  • Visual Merchandising
  • Vitrina

Formacao-em-Comunicacao-em-Moda-1

 

4 – GESTÃO

Essa área é relacionada tanto com indústria quanto com varejo. É um setor que tem sido bastante investido, negócios de moda tem crescido bastante, com visão inovadora e busca por uma estrutura administrativa diferente da familiar – que era bastante comum nas empresas têxteis. O gerenciamento dentro do varejo é amplo, com estoque, compra, entrada de peças, mix de produtos, perfil do público e localização de loja. Abaixo algumas sub-áreas do mercado de gestão em moda:

  • Administração
  • Comercial
  • Comércio Exterior
  • Compras de Moda
  • Logística
  • Marketing
  • Varejo/Atacado.

6725086167_9705e070fc_b

 

5 – PESQUISA CIENTÍFICA

Não menos importante, a última área de atuação onde também se pode formar uma carreira em moda é a área de educação. Nessa área entra a pesquisa científica propriamente dita, como as de mestrado e doutorado e para quem acha isso pouco importante, grandes autores de livros na área de moda são cientistas da moda – o brasil já possui mestrados específicos na área e doutorados que podem ser relacionados e direcionados a área também, desde pesquisas de materiais e produção a pesquisas de consumidor, comportamento, tendências e linguagens da moda, tudo praticamente pode ser envolvido nessa área. Ou seja, nada melhor do que aprender ensinando. Abaixo algumas sub-áreas desse mercado educacional:

  • Professor
  • Mestrado (pesquisador)
  • Doutorado (pesquisador)
  • Treinamento.

 

Atualizados-recentemente1

 

Fonte de Conteúdo: CarreiraFashion.com.br

http://modaboom.wordpress.com/2014/05/13/5-areas-da-moda-para-fazer...

Exibições: 5496

Responder esta

Respostas a este tópico

excelente reportagem com destaque para o topico processo produtivo, que hoje esta extremamente carente de profissionais, criadores tem aos montes com criatividade bastante questionavel, porem os executores desta criacao e que sao elas, poucos proprietarios das marcas sabem modelar, nao sabe nem por onde comecar a pilotagem de uma peca e consequentemente tambem nao sabe treinar os profissionais  do seu chao de fabrica, os senais que eram para ter estes profissionais, nao tem e quando tem nao conseguem fazer a peca com acabento de qualidade, ou modelagem que preste e assim vai, porem isto nao e de agora faz parte da historia da moda do seculo 20, poucos estilistas conseguem ser completo, um deles era o cristobal balencciaga, a madaleine vionet, que foram considerados os arquitetos da moda, hoje so conseguimos vender com tres palavras DESIGN INOVADOR, MODELAGEM PERFEITA E ACABEMNTO PERFEITO,  sem este tripe nao se chega a lugar nenhum, como criadora da marca natural cotton color, crio, modelo e piloto e ja fui criticada por alguem chegar na minha fabrica e eu estar sentada em uma maquina, ou modelando uma peca, minha resposta e que a alma da moda esta nao so na criacao, mas na modelagem, hoje mesmo estou sendo convidada para desenvolver uma colecao para uma empresa em sao paulo que tem quem crie, mas nao tem quem desenvolva, aqui no nordeste nao queram pagar bem por este servico, tambem ja estou desenvolvendo pecas ate para empresas fora do brasil, porque la eles realmente pagam o preco justo, aqui no brasil, volto a dizer em sao paulo ja tem empresas pagando bem por isto, estou fazendo isto ja ha um ano para uma empresa que me paga o preco que mereco.

  Francisca , muito bom você merece , parabéns.

Infelizmente a realidade é que ninguém mais quer se dá o esforço de aprender por completo. Mesmo estando num processo global de corrida por mercado e as escolas de moda no mundo a fora estam em processo de tecnologia de ponta. Eles já encheram o mercado lá fora e vão lotar aqui tb. Já começaram com Zara e tais outras. Mas muitas com desenvolvimento fora e só a venda aqui ou o beneficiamento que deixa seus resíduos aqui. Ou a gente acorda ou morre dormindo. 

e que se leva 15 a 20 anos para aprendermos e dominar o processo todo, uma faculdade de moda os cursos giram em torno de 4 anos, a mocinha ou mocinho sai de la com o diploma o pai entra com o dinheiro e no mes seguinte ja e um sucesso, este e o processo do brasil e o aprendizado tambem, o dinheiro compra tudo, tudo mesmo, entao se eu tenho dinheiro vou precisar aprender o que

Acho muito boa a matéria porém com pouco conhecimento na realidade das coisas. Trabalhei vinte e cinco anos como designer, como era bom por que nos realmente criavamos ninguém copiava. Hoje dou aula particular pra quem quer aprender a desenhar e infelizmente so teno alunos de faculdade. Alguns ainda cursando, outros ja formados. Outro dia tive que dar uma aula de projeto para um rapaz formado que precisava pra participar de um concurso.
Entao eu me pergunto:
Pra que tantas vagas de empregos diferenciados se eles saem da faculdade sem saber o basico q e montar o book , ou desenhar um croqui. ...
nao sei o q esta pior os professores ou os aunos que como a nossa amiga falou os pais entram com dinheiro e os alunos com a falta de vontade de aprender a fazer a parte mais difícil, que faz a empresa dar certo.

Adorei a matéria, li e reli, pois nos mostra como podemos no organizar melhor para alcançar mais um degrau acima do que nossa oficina esta hoje.

Sou Geralda Pereira, tenho uma pequena oficina em Guarulhos, e estou sempre consultando a Industria Têxtil em busca de dicas, ajuda no mundo da moda, pois quero crescer muito com a minha oficina de costura

Parabens

Não menos importante, a última área de atuação onde também se pode formar uma carreira em moda é a área de educação.

COMUNICAÇÃO

A área mais procurada de todas do mercado de moda, até mais do que a de criação. Isso não significa que existam mais vagas para essa área.

  A área de criação pode ser descrita como a mais desejada, por ser uma área extremamente envolvida com a criatividade, ela foi  e ainda é digamos que a favorita entre todas. Antes muito ligada ao personagem.

    O gerenciamento dentro do varejo é amplo, com estoque, compra, entrada de peças, mix de produtos, perfil do público e localização de loja.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço