Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

6 Tendências de agora que Madonna adiantou décadas atrás

6 tendências de agora que Madonna adiantou décadas atrás: como a cantora pop

Ícone emblemático da música, Madonna, que completa 66 anos hoje, encontrou na moda ferramentas e a plataforma ideal para sua expressão artística e pessoal. E ainda impulsionou roupas, acessórios e estilos relevantes até hoje.

Camiseta preta, brinco de crucifixo numa só orelha e muitas pulseiras, de couro e de corrente. Foi assim que Madonna se apresentou ao mundo, em 1983, na capa do seu álbum de estreia, com o mesmo nome da cantora. Na época, aquele estilo ainda não havia dominado o mainstream, porém, após o lançamento do disco, tal percurso passou por um potente catalisador.

Desde então, Madonna fez – ou melhor, faz – da moda sua grande aliada. Foi com ela que se transformou tantas vezes para melhor representar sua expressão artística e pessoal. E olha que não foram poucas as metamorfoses. 

Da noiva rendada de “Like a virgin” (1984) à sua própria versão de Marilyn Monroe em “Material girl” (1984), passando pela italiana católica de “Like a prayer” (1989) e pela sedutora glamourosa e platinada de “Justify my love” (1990) até a gótica de “Frozen”(1998), a cowgirl de “Music” (2000) e a disco queen de “Hung up” (2005).

Em cada uma delas, a cantora forçou – e, por vezes, superou – os limites e as expectativas coletivas de como uma mulher deveria se vestir e se portar em público. Escancarou suas sensualidade e sexualidade, flertou com o guarda-roupa masculino, se apropriou de símbolos religiosos e de trajes típicos de cerimônias católicas – o casamento, o batismo, o luto. Obviamente, não sem acumular polêmicas, que só fortaleceram seu reinado como uma referência máxima de estilo e provocadora cultural. 

Madonna usa tom ford para gucci no VMa de 1995

Madonna usa Gucci por Tom Ford no VMA 1995.Foto: Getty Images

A gente poderia ficar horas listando tudo que Madge usou e hitou – lembra da febre das pulseiras de cabala, das tatuagens de henna? – ou dos estilistas que ajudou – Tom FordJean Paul Gaultier, Dolce & Gabbana, Olivier Theyskens (sua carreira catapultou depois do clipe de “Frozen”) e Riccardo Tisci, só para citar alguns.

Para facilitar (para vocês e para gente), selecionamos seis tendências que estão em alta hoje, mas já ganharam o aval e incentivo de Madonna décadas atrás.

 

Lingerie à mostra

Corsets, calcinhas, sutiãs e cintas-liga são alguns dos primeiros elementos que vêm à mente quando pensamos em looks de impacto usado por Madonna. Como não lembrar do bustiê cônico de cetim rosa criado por Jean Paul Gaultier para a turnê Blond Ambition em 1991? O item é tão marcante que, 20 anos depois, a cantora e o designer fizeram uma homenagem àquele figurino com uma versão de couro para turnê de MDNA, em 2012.

Mas seu apreço pela lingerie é mais antigo. Antes de usarmos bodies e sutiãs à mostra ou no lugar da blusa, ela já andava pelas ruas de Veneza ou subia ao palco do VMA com um corset de renda branca para defender o livre prazer feminino. Na premiação da MTV de 1984, Madonna jogou luz ao tema do desejo e poder sexual da mulher ao simular uma masturbação durante sua apresentação. O ato ganhou ainda mais ousadia nos shows da tour de Blond Ambition e quase levou a artista à prisão.

Alfaiataria e o estilo boyish 

 

Desde a década de 1980, Madonna também colocava para jogo elementos tradicionais do vestuário masculino. O blazer oversized com ombros exagerados era uma constante em suas produções. Para quem quer tirar a prova ou se inspirar, tem boas referências de alfaiataria tem os clipes de “Who’s that girl” (1987), “Express yourself” (1989) e “Me against the music” (2003), uma colaboração com Britney Spears. 

Isso sem contar nos palcos e tapetes vermelhos. Destaque aqui para o Grammy de 2014, no qual a cantora usou um conjunto preto para entrada do evento e outro branco para celebrar o casamento de 34 casais LGBTIAPN+ durante apresentação de “Same Love”.

 

Jeans fever

Impossível dizer que em algum momento o jeans esteve fora de moda. Mas dá, sim, para afirmar que ele ganhou ainda mais foco com o boom da estética dos anos 2000 recentemente. E adivinha? Lá estava Madonna com seu look total denim no clipe de “Ray of light” (1998), com calça de cintura baixa e jaqueta de proporções reduzidas, e outro de patchwork no vídeo de “American pie” (2000).

Na década anterior, Madge estava numa fase de peças com silhuetas amplas ou versões oversized de jaquetas e bermudas jeans. O amor voltou em 2002, quando ela apareceu com uma calça larga cheia de rasgos durante um passeio por Nova York. Óculos futurísticos, jaqueta esportiva e um corset (sempre ele!) finalizavam o visual. 

Camisetas com slogan

Se hoje camisetas e regatas com frases de efeito estão em todos os lugares – das prateleiras de lojas de fast fashion às bancas de souvenir turístico – para serem usadas sem apego ao que está escrito, tempos atrás a peça era vestida em menor intensidade. Por conta disso, quando Madonna, que tem ascendência italiana, apareceu com a frase “italians do it better” estampada em seu busto durante o clipe de “Papa don’t preach” (1986), todo mundo prestou atenção. O bordão, que pode ser traduzido para “italianos fazem isso melhor”, tem lá o seu duplo sentido.

A cantora, que já havia usado o slogan “boy toy” em cintos e jaquetas, virou precursora da tendência da camiseta com dizeres irônicos, dúbios e bem-humorados, que atingiu seu ápice nos anos 2000. E ela continua firme e forte em sua devoção. “Estou obcecada em usar blusas da Britney Spears”, declarou em 2001 em entrevista à ELLE USA.  “Durmo com elas porque sinto que me trazem sorte. E trazem mesmo.”

 

Óculos wayfarer

Sim, é Debbie Harry e Michael Jackson também adoravam o modelo. Mas não podemos tirar o mérito de Madonna como uma das grandes impulsionadoras do modelo Wayfarer, da Ray-ban. O óculos de sol quadrado e levemente pontiagudo marcou presença no seu single “Lucky Star”  (1983) e no filme estrelado pela aniversariante do dia, Procura-se Susan Desesperadamente (1985)e até hoje é um dos seus queridinhos. Aliás, sua armação de grau atual é neste estilo.  

LEIA TAMBÉM: 6 modelos de óculos de sol para a temporada

 

Top cropped

Exibições: 32

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço