Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

7º Contexmod apresenta inovações sustentáveis para a indústria têxtil e de moda

Congresso Científico Têxtil e Moda reuniu palestrantes nacionais e internacionais, especialistas e estudantes no SENAI CETIQT.

 O 7º Congresso Científico Têxtil e Moda (Contexmod), realizado no SENAI CETIQT entre os dias 3 e 6 de junho, reuniu alunos, pesquisadores e profissionais em um grande intercâmbio de conhecimento, com diversas apresentações orais e pôsteres, além de convidados internacionais, que abordaram temas ligados à gestão e sustentabilidade no setor. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer parte da infraestrutura do SENAI CETIQT como a Planta de Confecção 4.0, o Fashion Lab e os laboratórios do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST).

Para o presidente do Contexmod, Maurício de Campos Araújo, a realização do evento atingiu o objetivo principal de promover o intercâmbio entre pesquisadores da área Têxtil e de Moda.  “O congresso foi criado há sete anos e, desde o início, queríamos realizar uma edição aqui no SENAI CETIQT pela tradição e história no setor. Foi uma edição importante pela integração e pelo tema sustentabilidade ter sido um dos mais abordados pelos pesquisadores e alunos. É uma demonstração de que todos da cadeia produtiva estão mobilizados em busca de soluções”, ressaltou.

As palestras dos especialistas nacionais e internacionais atraíram grande interesse do público. No primeiro dia, o analista de Desenvolvimento de Pós-graduações do SENAI CETIQT, o doutor e pesquisador Jorge Chimanowsky, falou sobre a “Nanotecnologia na Indústria Têxtil”, abordando as inovações na qualidade e característica das fibras. “O futuro do setor têxtil passa também pela área de insumos. O uso de novas tecnologias e materiais aumenta a competitividade das indústrias. Ainda precisamos avançar muito nessa área no Brasil e, hoje, o SENAI CETIQT é a única instituição do país com cursos voltados às reais necessidades das empresas, em termos de novas tecnologias e utilização de insumos”, afirmou Chimanowsky durante a palestra.

A professora e diretora acadêmica do Master Cultural Management da Universidade de Antuérpia (Bélgica), Annick Schramme, que faria a palestra “Fashion education at a crossroads”, retornou a seu país por problemas de saúde. Por isso, o Programa Internacional Fashion Management, resultado de pesquisas conduzidas por Schramme, foi apresentado no segundo dia do evento pelo professor e pesquisador da University of the Arts (Londres) e da London College of Fashion, Ian W. King. O programa foi desenvolvido junto a várias indústrias e universidades do mundo, inclusive a brasileira Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP/SP).

“O trabalho da Annick em vários países tem como objetivo principal buscar entender como a indústria da moda vai se desenvolver nos próximos anos, dentro da globalização, digitalização e da necessidade de sustentabilidade. O programa não apresenta soluções macro para o setor, mas gera discussões para a busca de saídas locais, dentro da necessidade de cada país”, explicou King.

Durante a palestra “Responsible fashion: the way forward”, no terceiro dia de congresso, o professor Ian W. King propôs uma reflexão sobre onde e como a indústria da moda está atuando em relação à sustentabilidade. King lembrou que a questão é bastante complexa, já que a indústria da moda é hoje a segunda que mais polui no mundo.

“As palavras-chave são responsabilidade e transparência. Hoje, os consumidores buscam saber como são fabricados os tecidos, as roupas e se usam mão de obra escrava. A indústria precisa se adequar para ser mais responsável ambientalmente. Precisa pensar em como desenvolver produtos dentro de uma economia circular, onde o que é fabricado, depois de vendido, volte de outra forma, sem ser jogado fora no lixo”, ressaltou o pesquisador.

O Projeto Sustexmoda encerrou a programação de palestras do 7º Contexmod. A professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Francisca Dantas Mendes, falou sobre a iniciativa, que busca soluções sustentáveis para o setor. “Existe hoje a necessidade de focar em uma produção mais limpa, com resíduo zero; de reorientação dos processos industriais com a revalorização dos subprodutos e a recolocação no mercado. Por outro lado, também é preciso criar uma consciência nos consumidores sobre suas reais necessidades, promovendo um consumo mais consciente e o próprio compartilhamento de peças”, avaliou.

Para a coordenadora do Curso de Design de Moda do SENAI CETIQT, Ana Cláudia Lopes, o Contexmod trouxe uma reflexão e a troca de conhecimento sobre temas urgentes para a indústria têxtil e de confecção. “Os palestrantes nos apresentaram o que está sendo feito lá fora no mercado e nas universidades. Ficaram muitas coisas para refletir, principalmente, dentro do contexto brasileiro”, afirmou.

Desfilando sustentabilidade e memória

Fechando com maestria o último dia de congresso, alunos de 2º e 3º períodos da graduação em Design de Moda, das unidades Riachuelo e Barra da Tijuca do SENAI CETIQT desenvolveram um desfile com os temas “Manifesto de Sustentabilidade na Moda: consciência social e ambiental” e “Memória – Centenário da Rhodia”. O evento, realizado no Fashion Lab e apresentou novas técnicas e processos, foi capitaneado pelos professores Akihito Hira e Cristiane Santos.

“Os alunos partiram de uma busca de soluções para o problema do descarte de resíduos, dos retalhos de algodão cru que muitas vezes sobram de atividades de modelagem e prototipagem. Deste modo, eles desenvolveram suas coleções utilizando esses resíduos, além de adotarem um processo de tingimento natural. O que foi apresentado na passarela é resultado de muita pesquisa e a descoberta de novas técnicas e processos. O resultado foi esta coleção incrível que surpreendeu a todos”, comemorou Akihito Hira.

O desfile contou com o apoio de professores e alunos de disciplinas como Produção de Eventos, Ergonomia, Indumentária Brasileira, Prototipia, Modelagem Feminina, Desenho de Moda, dentre outras. “Esse trabalho foi importantíssimo para que os alunos possam levar essa experiência para a vida profissional. Preparar o aluno para o mercado de trabalho é um dos grandes objetivos do SENAI CETIQT”, ressaltou Cristiane Santos.

Uma das “estilistas” do desfile, a aluna Palloma Grijó acredita que as peças apresentadas demonstram que os alunos estão focados nas novas tendências, na sustentabilidade e no que o consumidor quer usar hoje. “Estou muito emocionada e feliz com o que apresentamos aqui. Foi uma experiência incrível. O desfile mostrou que somos capazes de pensar coisas novas, sustentáveis e que atendem a um público cada vez mais consciente”, celebrou Palloma.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

https://senaicetiqt.com/7o-contexmod-apresenta-inovacoes-sustentave...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 321

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço