7 estilos de varanda para você se inspirar (e replicar em casa!)

De boho a minimalista, esses estilos de varanda podem transformar o ambiente um lugar para respirar, conviver, cultivar e criar.

Catê Poli e João Jadão - Mirante Paulista. Projeto da CASACOR São Paulo 2023.

Catê Poli e João Jadão - Mirante Paulista. Projeto da CASACOR São Paulo 2023.(Evelyn Muller/)

Ambientes de respiro e conexão com o exterior, as varandas ganharam protagonismo nos últimos anos, servindo como espaços multifuncionais — de refúgio ao ar livre a cantinho de trabalho. Com criatividade e boas escolhas, elas se adaptam a diferentes tamanhos e propostas decorativas. Entre tantos estilos de varanda possíveis, o desafio está em encontrar aquele que se encaixa com seu estilo de vida e arquitetura da casa.
Rafael Rodrigues - Varanda. Projeto da CASACOR Piauí 2024.

Rafael Rodrigues - Varanda. Projeto da CASACOR Piauí 2024.

(Victor Eleuterio / CASACOR)

Pensando nisso, apresentamos sete estilos de varanda para inspirar diferentes perfis, do mais sofisticado ao mais despojado. Além de ideias visuais, cada proposta oferece sugestões de materiais, móveis e cores para ajudar a trazer o conceito para a prática.

1. Varanda boho: alma livre e criativa


Com atmosfera descontraída e toque artesanal, esse estilo aposta em uma mistura leve de texturas e culturas. Almofadas estampadas, lanternas marroquinas, plantas pendentes e móveis em vime ou madeira criam um ambiente acolhedor, ideal para quem valoriza o charme do improviso. Os tecidos naturais e os tons terrosos complementam o visual.
Carlos Rezende - Terraço Superior – Abrigo, Amparo e Cuidado. Projeto da CASACOR Sergipe 2024.

Carlos Rezende - Terraço Superior – Abrigo, Amparo e Cuidado. Projeto da CASACOR Sergipe 2024.

(Gabriela Daltro / CASACOR)

2. Varanda minimalista: menos elementos, mais presença


Nos estilos de varanda contemporâneos, o minimalismo se destaca pela elegância silenciosa. A ideia aqui é manter apenas o essencial, privilegiando o conforto visual e a qualidade dos materiais. Estrutura metálica leve, móveis de linhas retas e tons neutros compõem bem o espaço, com destaque para o uso pontual de plantas ou esculturas.
Piso de pedra São Tomé norteia o décor deste apê carioca de 100 m². Projeto de Isabella Lucena. Na foto, sala de jantar com varanda com prateleiras, plantas e pendentes de fibra.

Projeto de Isabella Lucena.

(Fotos: Lilia Mendel / Produção: Andrea Brito Velho / CASACOR)

3. Varanda tropical: clima de férias em casa


Cores vibrantes, muitas plantas e móveis em madeira ou fibras naturais dão o tom dessa proposta. As varandas tropicais evocam natureza e alegria, mesmo em meio à cidade. Aposte em espécies como palmeiras e bananeiras, além de tecidos estampados e elementos de cerâmica ou palha para completar o visual.
casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras anna luiza rothier varanda casal

Anna Luiza Rothier – Varanda do Casal. Múltiplas funções marcam este ambiente: espaço para refeições, relaxar, receber convidados e apreciar a natureza. O clima é bem tropical, já que o guarda-corpo original do espaço ganhou uma jardineira onde reinam palmeiras e filodendros. Em frente à porta, a mesa e a sala íntima estendida criam um living a céu aberto.

(André Nazareth / CASACOR)

4. Varanda urbana: aconchego em meio à cidade


Perfeita para apartamentos com vista para o skyline ou áreas centrais, esse estilo mistura sofisticação e praticidade. Móveis de design contemporâneo, iluminação embutida e uma paleta mais sóbria (grafite, preto, cinza, azul petróleo) definem o clima. Plantas estruturais e painéis verticais ajudam a preservar a privacidade.
Boiseries, adega e peças modernistas se unem neste projeto de David Bastos. Na foto, varanda com adega e espaço gourmet.

Projeto de David Bastos.

(Tuca Reinés / CASACOR)

5. Varanda rústico-chique: natural com elegância


Uma das combinações mais atemporais entre os estilos de varanda, o rústico-chique aposta na madeira desgastada, pedras naturais e tecidos encorpados para criar um espaço acolhedor com toques sofisticados. Lanternas de ferro, tapeçarias e móveis com aparência envelhecida dão autenticidade ao ambiente.
Manuela Senna - Varanda “Sementes Casa Ferolla”. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2023. Na foto, varanda gourmet com cozinha, teto ripado, churrasqueira e plantas.

Manuela Senna - Varanda “Sementes Casa Ferolla”. Uma varanda para encontros descontraídos ao redor da mesa, tendo a arte de cozinhar como centro da proposta. A escolha das cores, a luminosidade do espaço e os materiais que o revestem criam uma atmosfera de bem-estar que, ao chegar, perde-se a vontade de sair dali. O mobiliário é assinado por Jader Almeida e Bruno de Carvalho, obras de arte e poema de Claudia Schroeder e Heloísa Crocco e paisagismo de Flávia D’Urso.

(Jomar Bragança / CASACOR)

6. Varanda color block: criatividade e ousadia


Para quem ama cor, o estilo color block pode ser a escolha perfeita. Tons intensos nas paredes, móveis ou objetos criam contrastes divertidos e modernos. Laranja, azul royal, verde esmeralda ou amarelo aparecem em combinações marcantes, enquanto o mobiliário clean equilibra a composição. Ideal para espaços pequenos que pedem personalidade.
CASACOR Ceará 2014 - Jardim do Nordeste. A vegetação nordestina foi fonte de inspiração para Luciana Mota e Claudia Feijó, na composição do jardim com diversos ananás, sansevierias e cactáceas nos canteiros. Uma escolha que também é sustentável, já que as espécies exigem pouca água. O porcelanato (Parmesa) aparece no piso e na parede, sendo que esta traz a versão amadeirada do material. O jardim vertical tem como base o painel pré-moldado (OCS) com plantas da Jardineira Paisagismo. Os móveis são fabricados em alumínio e cordas náuticas (Tidelli). O pendente e o abajur Sol e Chuva (Candela) dão o toque final.

CASACOR Ceará 2014 - Jardim do Nordeste.

(Divulgação / CASACOR)

7. Varanda zen: equilíbrio e contemplação


Inspirado no design japonês e no slow living, esse estilo propõe um espaço de introspecção e calma. Elementos como pedriscos, bambus, fontes de água e tatames ajudam a compor a atmosfera. A iluminação suave e os tons neutros reforçam a conexão com o essencial, tornando a varanda um verdadeiro templo pessoal.
Isabella Nalon Arquitetura e Interiores - Refúgio Conexão. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, sala de estar com divisoria de palha, banco e mesa.

Projeto: Isabella Nalon para a CASACOR São Paulo 2023

(Rafael Renzo / CASACOR)

CASACOR Publisher é um agente criador de conteúdo exclusivo, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da CASACOR a partir da base de conhecimento do casacor.com.br. Este texto foi editado por Yeska Coelho.

Exibições: 21

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço