Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mesmo com remodelagens e novas utilizações, essas peças atemporais continuam sendo curingas no dia a dia .

sunglasses accessories clothing sleeve person female suit overcoat coat woman


Em um mundo da moda cada vez mais dominado por trends e influência, seja dos criadores de conteúdo ou dos produtos audiovisuais e midiáticos, ainda existem aquelas peças atemporais, curingas, que resistem ao tempo. Quem não tem uma camiseta básica para salvar qualquer look do dia a dia? Ou o tradicional jeans reto? Mesmo com remodelagens e novas utilizações, essas 7 peças continuam dominando o guarda-roupa feminino, trazendo versatilidade e transformando a forma de consumir a moda atual. Confira:

Calça de alfaiataria

A alfaiataria parece não sair de moda nunca. Desde o século XIX essa modelagem faz parte das produções femininas ao redor mundo. Conhecida pelo caimento e elegância no corte, a alfaiataria tem lugar especial na lista das ‘atemporais’, já que é aquela peça que cai super bem tanto num dia de trabalho quanto em um jantar. Na última Semana de Moda de Nova York, que aconteceu em fevereiro deste ano, ficou claro que a peça segue em alta. Wes Gordon, diretor de criação da Carolina Herrera, e Michael Kors são alguns dos nomes que trouxeram para a passarela o clássico moderno.

Com as calças de alfaiataria, o segredo está em experimentar: o match com camisetas básicas ou casuais, os looks uniformes, famosos conjuntinhos, e até sobreposição com outras peças de alfaiataria   como o blazer  . Também é possível brincar com os sapatos, usando tênis e rasteiras no lugar do salto ou da plataforma. Do versátil ao chique, a verdade é que desde Coco Chanel, com o tailleur, as peças de alfaiataria nunca mais foram as mesmas na moda feminina.

Blusas listradas

Das mais finas às mais grossas, horizontais ou verticais, a listra é o tipo de estampa criativa, capaz de levantar o outfit mais básico. Dominando desde o século XIX, quando surgiu por meio da tendência navy  ou estilo náutico ,engana-se quem acha que esse tipo de peça não traz versatilidade. O listrado oferece inúmeras possibilidades de uso, cujo tipo de listra pode resultar em diferentes moods' e modelagens na produção. Por exemplo: enquanto traços mais finos ganham visuais mais elegantes; o tracejado mais grosso traz ares de descontração. Já no sentido, vertical ou horizontal, as mudanças são vistas na silhueta. Presentes em camisas, blusões, casacos, meias e tantas outras peças, não há limitações para as listras. 

Jeans reto 

Qual a primeira roupa que vem à cabeça quando o assunto é peça atemporal? Talvez a calça jeans seja uma das primeiras opções da lista. No caso do jeans reto, o que transforma a peça em uma queridinha é o equilíbrio entre o skinny e a wide legNem muito colada, nem muito folgada, a calça jeans reta valoriza todos os tipos de corpos e rende inúmeras composições estilosas. O corte facilita a combinação com outras peças do guarda-roupa, que podem ser desde a camiseta branca ou uma peça de alfaiataria com blazer por cima. Talvez seja esse um dos muitos motivos para o jeans reto ainda ser tão popular entre as fashionistas. 

Bolsa minimalista

O simples também é muito. As bolsas mais básicas são mais um daqueles acessórios curinga. Por não ter grandes recortes ou modelagens, esse tipo de bolsa pode combinar com quase todos os looks. Com cores mais neutras, como o preto ou amarronzado, a bolsa minimalista não deve te dar trabalho na hora do match no visual.

Blazer oversized

As peças com visuais mais amplos e com um ar mais streetwear já são febre no mundo da moda há um tempo. Apesar da pegada mais despojada, também é possível garantir produções modernas e elegantes. No caso dos blazers, além da liberdade e do conforto, o que faz a diferença na hora de montar o look é o tipo de oversized escolhido. Há modelagens femininas, masculinas, de alfaiataria.... com as combinações certas, o look é repaginado e adere bem a diferentes eventos do dia, uma das características mais fortes que garantem a atemporalidade da peça.

Jaquetas

E o que falar das clássicas jaquetas jeans ou de couro? Versátil, estilosa e indispensável no “armário cápsula” — termo criado na década de 70 pela estilista Susie Faux, que traz a ideia  de um guarda-roupa construído apenas com itens que sejam essenciais e atemporais , a jaqueta é aquela terceira peça que eleva o look quase que imediatamente. O mesmo acontece com os modelos de couro, que ao longo dos anos teve o conceito atualizado. Primeiro como símbolo de rebeldia, depois como objeto de desejo dos jovens dos anos 50, quando o rock 'n' roll e os astros do cinema começaram a fazer sucesso. Amigas dos outfits de outono/inverno, ambos os tipos dão personalidade ao look e caem bem com qualquer outra roupa, como calça jeans com camiseta ou vestidos.

Camisas básicas 

Brancas, pretas, coloridas. As camisetas básicas, sem estampas ou qualquer outro tipo de adorno, costumam ser a salvação na hora de montar um look em meio a correria da rotina. Quando combinadas com  jeans reto e jaqueta, o outfit ganha novos olhares. O que pode fazer diferença aqui são as combinações de acessórios, que tendem a agregar mais personalidade. A escolha dos sapatos também é importante, já que o salto traz um toque de elegância; enquanto tênis, sapatilhas e rasteirinhas vem com a pegada mais street style, despojado. Atemporal nos modelos, há quem diga, inclusive, que de básica as camisetas lisas não tem nada. 

Exibições: 60

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço