Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


A famosa série é centrada nas investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas. A série es
treou no Brasil em abril de 2001, e hoje  já está na 13ª temporada. Há muitos ensaios químicos demonstrados na série e que fazem parte de uma investigação real. Essa é a chamada Química Forense que se ocupa da investigação que envolve as áreas de estudos da Criminalística e da Medicina Forense.


No momento que os investigadores chegam na cena do crime, iniciam a coleta de vestígios que conectam o criminoso ao crime. Provas coletadas na  como cabelo ou fibras de roupas, podem contribuir com informações ao perfil de um suspeito. Na série CSI Investigação Criminal, Nicholas Stokes é especialista em análise de fibras e cabelos. Quem acompanha a série sabe que é muito comum a solicitação do teste de fibras. Alguns desses testes  podem ser reproduzidos em sala de aula, e outros em laboratório.

O especialista em fibras
Mas como são feitos esse testes que determinam a composição das fibras?     Durante muitos anos trabalhei em um laboratório que realizava análise de fibras, para fins têxteis. Mas os testes são os mesmos em criminalística. Para analisar as fibras tanto na cadeia têxtil como as encontradas nas cenas dos crimes, existem diferentes técnicas tanto qualitativas como quantitativas. Análise microscópica, testes físicos e teste químicos são as técnicas comumente utilizadas. Isso porque cada fibra tem características muito específicas.  Veja na figura a seguir a representação da seção transversal de alguns tipos de fibras.


Na sequência : Poliamida, poliéster e liocel, linho, lã, algodão, viscose, acrílico, poliamida ou poliéster modificado, seda e acetato.

Os teste físicos e químicos qualitativos são fáceis de serem executados e por isso  podem ser uma boa opção de aula prática com poucos recursos necessários. Os testes selecionados são baseados na norma ABNT NBR 13538 Nov 1995 - Material Têxtil - Análise qualitativa.

Teste de chama - Característica dos odores
Nesse tipo de análise as fibras que possuem odor característicos de que podem ser facilmente identificadas são as fibras celulósicas e as proteicas.
Material necessário para prática
Fonte de calor com chama ( bico de bunsen, vela, isqueiro)
Fibras ou tecidos de fibras celulósicas ( algodão, viscose, linho)
Fibras ou tecidos de fibras proteicas (algodão, viscose, linho)
Procedimento: Colocar o fio em contato direto com a chama, com o auxílio de uma pinça, após o contato com a chama, apagá-la e cheirar a fumaça. 
Resultados: fibras celulósicas apresentam odor de papel queimado
Fibras proteicas apresentam  odor de pelo queimado

Teste de solubilidade


Material necessário para prática
Vidro resistente ao calor
Fonte para aquecimento
Reagentes químicos
Fios ou tecidos com composição conhecida.

Procedimento: A quantidade de reagente deve ser da ordem de 100 vezes o peso da fibra. Preparar conforme as indicações a seguir:

Acetato/ Triacetato  - Acetona P.A  5 minutos em temperatura ambiente
Poliamida - Ácido Fórmico Concentrado 5 minutos em temperatura ambiente
Acrílico - N,N-Dimetilfomamida P.A.  5 minutos à quente
Lã/ seda - Hidróxido de sódio 10%  10 minutos  Temperatura de ebulição
Algodão - Ácido sulfúrico 50%     5 minutos à quente                    

Resultado: dissolução total da amostra quando em contato com reagente e temperaturas indicadas.

Exibições: 1464

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço