Com a ascensão de ícones do hip hop, skate e surfe, o streetwear ganhou espaço no mercado de luxo. A junção do urbano com grifes é conhecida como streetwear de luxo, movimento que uniu os dois estilos e é escolha de diversos influencers e marcas de sucesso.
Por muitos anos, a alta-costura foi movimentada por grifes responsáveis pela confecção de peças de alfaiataria, estruturadas e produzidas com tecidos de altíssima qualidade. Mas, a partir de 2018, o mercado de luxo começa a passar por transformações diretamente ligadas ao comportamento das gerações Millennials e Z, onde o estilo de vida é influenciado por ícones de movimentos urbanos, além de serem adeptos ao conforto na forma de se vestir.
Segundo estudo realizado pelo Boston Consulting Group e Altagamma, estima-se que até 2025 o público do segmento de luxo seja 45% formado pelas gerações Y e Z. Dessa forma, grandes marcas do segmento apostam na casualização da moda, fenômeno potencializado pelas novas gerações e pela pandemia da Covid-19.
Marcas antes conhecidas pelo requinte levam hoje para as passarelas peças exclusivas do mundo urbano, como tênis, bonés, regatas e moletons. Grifes como Chanel, Dior, Louis Vuitton e Versace já incorporaram e apresentaram características do estilo em desfiles, além de estabelecerem parcerias com famosos e marcas do mundo urbano. Essa união proporciona diversas colaborações no mundo da moda e potencializa o estilo.
Em 2017, por exemplo, a Louis Vuitton uniu-se à Supreme, marca nova-iorquina voltada ao estilo streetwear. Fundada em 1994, as lojas da Supreme eram um ponto de encontro entre skatistas, vendedores e juventude local. Após anos de investimentos, foi nessa parceria que a marca conquistou de vez o mercado de luxo, estampando shapes de skate, camisetas, gorros e demais produtos com o monograma da Louis Vuitton.
Mais do que buscar público e agregar o estilo em coleções, as grifes voltadas ao luxo buscam em opções do streetwear a cultura e a credibilidade que marcas como Supreme, Palace e Stussy possuem com seu público. Além de uma construção sólida nesse universo, as produções em menor escala trazem exclusividade e levam o público a enfrentar filas para adquirir drops que se esgotam em poucos minutos.
Diferentemente do que antes era promovido pelas marcas, é comum encontrar no dia a dia pessoas utilizando peças do streetwear de luxo no cenário urbano. Para o masculino, calças jeans, camisetas de marca, tênis e acessórios como bonés, pochetes e óculos escuros fazem o visual.
O público femino segue a mesma proposta, optando por peças mais largas e confortáveis, como calças baggy, saias midi e moletons. O estilo oversized combina perfeitamente com tênis feminino e acessórios como brincos de argola e bonés.
https://harpersbazaar.uol.com.br/moda/a-ascensao-do-streetwear-de-l...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por