Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Dyestuff Library é uma ferramenta digital que irá permitir à indústria escolher corantes sustentáveis com base na performance competitiva e métricas ambientais para utilização comercial. Inditex, Patagonia e Welspun são alguns dos parceiros do projeto, onde a portuguesa RDD tem um papel principal na validação das soluções.

[©Fashion For Good-Linda Bulic]

Esta biblioteca de corantes pretende acelerar a transição de químicos nocivos para opções mais sustentáveis ambientalmente dando visibilidade e acesso a inovações neste domínio. Uma ideia que conta com o apoio dos parceiros corporativos da Fashion for Good, incluindo nomes da indústria com dimensão mundial, como a adidas, Inditex, bonprix e Otto International (pertencentes ao grupo Otto), Bestseller, Target, Patagonia, Paradise Textiles, Welspun e Shahi Exports.

De acordo com a Fashion for Good, anualmente são usadas mais de 10 mil toneladas de corantes sintéticos pela indústria têxtil, com grande impacto no ambiente e na saúde humana. Atualmente existem já várias alternativas de fontes naturais, como plantas, microrganismos, algas e materiais reciclados, mas a falta de clareza sobre a sua performance e possibilidade de utilização a grande escala torna difícil para a indústria fazer a mudança para estas opções sustentáveis, acredita a organização.


[©Unsplash-Fulvio Ciccolo]

Ao longo de um ano, 15 inovações selecionadas ao nível dos tingimentos vão participar em testes piloto e em laboratório. Os inovadores terão de passar várias exigências e ensaios de toxicidade para assegurar que são seguros para uso comercial. Os testes e validação da performance destes corantes e pigmentos inovadores em vários substratos têxteis serão apoiados pela portuguesa RDD e pela Paradise Textiles, assim como por laboratórios e universidades associados à Fashion for Good.

Depois do projeto estar concluído, a Fashion for Good vai continuar a desenvolver a biblioteca com outros inovadores, materiais, estruturas de tecidos, métodos de ensaio e maquinaria de tingimento para permitir a implementação de inovações na indústria têxtil.

«A mudança para uma indústria mais sustentável acontece quando partilhamos conhecimento e damos acesso às inovações. A colaboração, não a competição, vai permitir uma verdadeira transformação da indústria. Estamos entusiasmados com o lançamento do projeto Dyestuff Library, que vai trazer uma biblioteca alargada para toda a indústria têxtil usar», afirma Katrin Ley, diretora-geral da Fashion for Good.


[©Unsplash-Designecologist]

https://portugaltextil.com/a-biblioteca-dos-corantes-sustentaveis/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 42

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço