Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Coleção de Agatha Ruiz de la Prada com cores bold.

 

 

O que é a composição cromática? É a habilidade de combinar cores em uma coleção de forma harmoniosa, dando origem a uma identidade visual única. Essa combinação pode seguir padrões culturalmente muito apreciados e estabelecidos, pode romper qualquer regra e inovar e pode, também, ser parte da identidade de um criador ou marca, ou seja, um "tipo de combinação", que sempre estará presente em diferentes coleções independente do que é tendência.

 

Mas para entender o que é uma composição cromática, antes de mais nada, deve-se deter amplo domínio sobre o círculo cromático. Esse círculo é uma orientação que possuímos para pensar como as cores se relacionam e, principalmente, a presença de uma cor na composição de uma outra. É esse dado o mais importante, já que é a partir dele que as combinações são propostas.

Como pensar as cores

 

As cores primárias estão dispostas na forma de um triângulo e equidistantes entre si dentro do círculo cromático. O amarelo, o azul ciano e o magenta, quando misturados em proporções diferentes, geram todas as outras cores. Por essa razão, é fácil de entender que qualquer cor que não seja primária, terá em sua composição pelo menos um pouco de uma outra cor. Desse modo, ao estabelecer uma paleta de cores, cada marca ou coleção, deve determinar qual é o perfil de sua seleção cromática: se as cores serão mais contrastantes (variando os componentes cromáticos essenciais) ou mais harmoniosas (onde os matizes compartilham cores primárias).

 

 

Círculo cromático com indicação de composições

 

 

As combinações tradicionais

 

As combinações tradicionais são aquelas que têm origem em padrões culturais ou normas e que, aos poucos, se espalharam. Podemos dizer, por exemplo, que o azul e branco ou o azul, branco e vermelho das roupas náuticas são um exemplo. Como essa combinação, existem outras muito repetidas e estabelecidas como os tons de cáqui ou bege e verdes musgo e oliva que relembram também uniformes militares de selva (os camuflados), ou o preto e branco usado por Chanel e que tem origem no vestuário tradicional masculino do século 19. Dentro do universo infantil é bem comum ver a mistura das cores primárias ou bold nas roupas, totalmente inspiradas no universo do circo que, a princípio, são cores intensas, como as primárias e as secundárias.

 

As combinações criativas

 

São aquelas que inovam na combinação das cores de base, ou seja, misturam de modo novo, em quantidade ou em proporção, as diferentes matizes. Isso quer dizer, que por vias cromáticas, um detalhe numa peça vai chamar a atenção pelos mesmos princípios da Gestalt: harmonia, equilíbrio, simetria, pregnância etc. Assim, uma vez que as combinações consideradas harmônicas pela percepção humana são as que tendem ao equilíbrio e à unidade, as combinações que rompem com essa regra, são vistas como mais criativas.

 

As combinações identitárias

 

Assim como acontece com outros elementos da moda, as cores são também identidade de uma marca ou criador e o jeito de combiná-las, também. Se pensamos, por exemplo, as coleções dramáticas de Dolce & Gabbana, veremos com clareza que os contrastes e as cores intensas marcam suas roupas e acessórios, sendo que no inverno as cores podem estar mais escurecidas e, no verão, mais brilhantes. Já o francês Thierry Mugler, independente da estação e da coleção, dá destaque aos pretos e aos tons escuros de marrom, dando destaque a alguns looks por meio de suas cores, como o roxo, o azul royal, o verde Tiffany entre outros.

 

 

Thierry Mugler: o preto e a cor-luz que contrasta

 https://www.fashion-for-future.com/post/a-composi%C3%A7%C3%A3o-crom...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 637

Responder esta

Respostas a este tópico

  Assim como acontece com outros elementos da moda, as cores são também identidade de uma marca ou criador e o jeito de combiná-las, também.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço