Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A criatividade é louca em Paris com Y/Project, Ottolinger, Atlein e Ann Demeulemeester

Paris brilha nas passerelles com criatividade desenfreada. No sétimo dia desta Fashion Week dedicada ao pronto-a-vestir feminino para a primavera-verão 2023, os estilistas destacaram-se pelas descobertas, cada um com a sua visão. A veia criativa foi poderosa na Y/Project, procurada mas mais acessível na Ottolinger, glamorosa na Atlein e minimalista na Ann Demeulemeester.


Y/Project, primavera-verão 2024 - © Launchmetrics

 Depois de um desfile monstruoso em Milão sob a bandeira do designer da marca de jeans Diesel, Glenn Martens oferece uma nova demonstração de força em Paris com a coleção da sua marca Y/Project. O designer belga não mede esforços com um guarda-roupa versátil e teatral, cheio de descobertas e novidades na construção das roupas e no tratamento dos materiais, nomeadamente no que diz respeito aos estampados e às tinturas. Tudo é desculpa para inovar e experimentar.
 
O estilista convidou os seus fãs, que compareceram em grande número, para um prédio em construção na década de 1920 em cimento armado e tijolos, a antiga central telefónica de Bergères. Uma decoração crua, que combina perfeitamente com esta coleção experimental. A mostra abre com modelos de enormes capas de chuva com capuz que lembram vestes de monge. Desde o início, o tom é dado com blusas e T-shirts curtas, que entram em parafuso. Saias de ganga abrindo em aberturas assimétricas. Camisas de algodão amassadas ao extremo, que se enrolam em forma de rosetas no tronco, enquanto tecidos amassados ​​como papel são usados ​​para modelar pomposos vestidos esculturais.

Noutros locais, os casacos e blusões parecem duplicar e mudar, com um tecido acetinado completamente diferente, semelhante ao do forro, a tomar conta da parte superior dos braços, dos ombros e do pescoço. Este guarda-roupa está cheio de pretensões, nomeadamente através de um sistema de abotoamento com botões de pressão, com peças dois-em-um, como o par de calções de lã colados sobre boxers axadrezados, a frente de calças abotoada sobre bermudas, o casaco de malha entrelaçado com uma camisa, ou o fato de treino de nylon colado a um modelo de camisola cinzenta.
  
Os efeitos trompe-l’oeil também brilham em estampas específicas. Por exemplo, nos conjuntos brancos com riscos de ferrugem, nas peças de ganga como se borrifadas de cor, para um efeito manchado, desgastado e descolorido, ou ainda nas rendas estampadas em vestidos de jersey. Mas também através daqueles vestidos justos, que parecem revelar a estrutura do esqueleto como nos scanners de imagens médicas. No departamento de acessórios, a Y/Project sabe como se tornar mais desejável do que nunca com colares em forma de pitons, maiores que a vida, que se enrolam perigosamente no pescoço. Deveriam vender como pequenos pães quentes.


Ottolinger, primavera-verão 2024 - © Launchmetrics


Energia e profusão de ideias emergentes do desfile da marca Ottolinger, sediada em Berlim, com silhuetas de portails vanguardistas para o movimento, composições de todos os tipos de peças práticas, lúdicas e muitas vezes desejáveis, fáceis de combinar. “Há sempre um toque conceptual e é muito desconstruído, mas é mais fácil de usar, não é complicado”, resume Cosima Gadient, que fundou a marca em 2015 com Christa Bösch.
 
Em vários anos, a pequena marca ganhou grande experiência em atrair a atenção dos fashionistas e do mercado, atraindo cerca de 80 grandes marcas multimarcas globais, especialmente nos Estados Unidos e na Coreia do Sul aquando da semana da moda. E o desfile de mangas atraiu novamente o público.
 
"Nesta temporada, quisemos acompanhar a mulher Ottolinger no arco do seu dia, de manhã à noite. O guarda-roupa muda, mas mantém a coerência e o espírito da marca do início ao fim", explica a estilista. Os primeiros looks destacam peças soltas, leggings e tops, calças jogging, saias e vestidos fluidos e macios em malha de algodão e linho na paleta cinza.
 
Então passa para um léxico mais forte dentro da veia grunge, com aqueles looks de ganga, ou convida o veludo para um efeito texturizado, além também de calças, bermudas e combinações em lona cáqui e bege de posições decompostas e remontadas, enquanto camisas de algodão forradas com manchas castanhas parecem queimadas. Na hora do desporto, Mademoiselle vestia macacões e bodies elásticos com saias felpudas obtidas pela sobreposição de vários cardigans de malha fina. De observar os ténis-botas, os macacões futuristas e justos e as bolsas confeccionadas com a Puma.
 
No trabalho, a mulher Ottolinger nunca perde o equilíbrio natural. Pratica exercícios corporais com vestidos e estampas trompe-l'oeil ou fatos de banqueiro revisitados em mini jumpers e bermudas ou remendados com costuras visíveis. À noite, opta por um look de noiva, todo em branco, rendas, bordados e cristais.



Atlein, primavera-verão 2024 - © Launchmetrics

Cortinas, transparências, pele nua, efeitos texturizados... A coleção da Atlein para o próximo verão volta a inspirar-se na veia glamorosa, oscilando entre o cinema hollywoodiano à la George Cukor dos anos 1950 e o filme cult de Marcel Carné dos anos 1930, “Hotel du Nord” com Arletty. Com porte orgulhoso, cabelos presos no topo da cabeça numa grande trança ondulando pelas costas, empoleirada em mules transparentes, ela é uma femme fatale que aparece na passerelle, vestida com elegantes bainhas e sensuais vestidos drapeados.
 
“A moda está a transformar-se ao se aproximar cada vez mais da indústria do entretenimento. Começamos a receber muitos pedidos de celebridades e clientes particulares, principalmente dos Estados Unidos, que desejam vestir-se para um evento. Começamos a desenvolver a coleção", conta Antonin Tron nos bastidores.
 
Nesta temporada, multiplica novos tecidos com mousseline para fazer corpetes transparentes. O jersey, o seu material preferido, está disponível em jacquards zebrados, que lembram rendas, em pregas finas, ou até mesmo efeitos de pele de veado para cortar casacos e blusões. Revela o corpo da mulher em pequenos toques, através de tops com ombros nus, aberturas profundas nas saias ou recortes nas laterais. Também se diverte com nós nervosos para apertar uma saia na coxa, amarrar um vestido com abertura diagonal ou fechar um casaco nas costas.


Ann Demeulemeester, primavera-verão 2024 - © Launchmetrics


Na Ann Demeulemeester, o novo diretor artístico Stefano Gallici, que sucedeu Ludovic de Saint Sernin que saiu após uma temporada, desfilou pela primeira vez, no sábado à noite, em Paris. Um show que começou com uma boa hora de atraso, perto da Porte de la Chapelle, num hangar ferroviário mergulhado na escuridão. A interminável passerelle foi iluminada com um leve halo de luz à medida que as modelos passavam.
 
O jovem estilista de 27 anos, formado em Arquitetura pela Università Iuav de Venezia, que trabalhou no atelier de Haider Ackermann, juntou-se a Claudio Antonioli, o empresário milanês à frente da marca multimarcas Antonioli, em 2019, quando este último comprou a maison do designer belga, onde se juntou à equipa de design dedicada à moda masculina, antes de ser promovido à direção criativa de todas as coleções.
 
Nesta primeira obra, retoma o fio condutor do património da maison, atualizando-o. As silhuetas esbeltas alinham-se no pódio, numa elegância despreocupada a preto e branco, onde um brilho incomum de azul elétrico se insinua. Encontramos casacos e coletes, camisas brancas e longas fitas enroladas no corpo até o chão, típico do estilo neo-romântico que fez a reputação de Ann Demeleumeester.
 
A estilista trabalha com transparências, principalmente em tecidos dévorés, mas também com a temática do cinto de couro, que se multiplica em vários exemplares na cintura, se transforma em pulseira apertada no antebraço, se alarga em corpete ou cinto de couro, se funde com o fitas, flutuando em mil tiras em uma túnica-avental, compõe uma clutch com longas franjas. Também pratica a confecção de vestidos e calças com velhos lençóis de algodão. Novos elementos mais contemporâneos, como calças cargo com maxi bolsos ou macacões de nylon enrugados, estão a ser adicionados ao guarda-roupa.

Dominique Muret

TRADUZIDO POR
Helena OSORIO

https://pt.fashionnetwork.com/news/A-criatividade-e-louca-em-paris-...

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