Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Quando li a carta do leitor Sr. Roberto Barbieri nesta coluna recordei um velho filme francês: “Le gendarme de Saint Tropez”, o Policial de São Tropez. Trata-se de um policial que foi transferido de um recanto da França mais tradicional e antiquado para a praia mais badalada da “Côte d’Azur”, no mar Mediterráneo, como se no Brasil um policial federal que sempre viveu com sua família num igarapé sub afluente do Amazonas fosse transferido para Rio de Janeiro, perto da praia de Copacabana.

O policial fica horrorizado vendo como as moças se vestem... Um dia quer comprar um vestido “decente” para a filha moça. Após muito procurar, termina encontrando um na loja mais antiga do lugar. A dona da loja, querendo satisfazer o policial, por acaso, descobre no porão da loja um uniforme do colégio das irmãs de uns 80 anos atrás, uniforme cuja saia descia bem abaixo do joelho, e que mal deixava ver o pescoço. No dia seguinte a coitada da moça sai nas ruas de São Tropez com esse vestido “novo”, hoje perfeitamente ridículo, numa praia classe A! Dezenas (para não dizer centenas!) de jovens não deixam de zombar da coitada. Finalmente ela se arma de coragem, e enfrenta os que zombam... “Como vocês são ignorantes! Vocês não sabem que isto é a última moda de Honolulu...”

E os jovens, não querendo ser ignorantes, começam a admirar o vestido-uniforme-1930... poucos dias depois dezenas de moças desfilavam na praia de Saint Tropez com vestidos fielmente copiados. Nada se cria, tudo se copia, e o que vem de fora é sempre considerado como sendo o melhor...!

Pierre Bedouch

http://www.clicfolha.com.br/noticia/28875/a-ditadura-das-modas

Exibições: 230

Responder esta

Respostas a este tópico

Nada se cria, tudo se copia, e o que vem de fora é sempre considerado como sendo o melhor...!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço