Poá, petit-pois, polka dot, ou bolinhas, não importa como chamem esta estampa, todas as pessoas a conhecem seja em roupas, acessórios ou objetos de decoração.

O poá se tornou um ícone da moda na década de 50 e tem uma forte ligação com as famosas pin-ups. De lá para cá, nunca saiu de moda para mulheres, crianças e, em alguns casos, também para os homens.
.

blogModacad-estampa-poa-pinup-1 O poá e as pin´ups

.
Mas como e quando surgiu a estampa poá? Existem divergências sobre a criação da estampa de Poá. O primeiro registro do termo “polka dot”, que é um dos nomes dados a esta estampa, foi na revista literária Yale, Volume 122, página 7 no ano de 1854.

Outra história sobre a origem desta estampa conta que o poá ficou popular com a Polka, dança típica da Polônia, no fim do século XIX. Segundo os registros, alguns pesquisadores acreditam que a estampa de bolinhas foi inspirada nos movimentos ciruculares dessa dança festiva.
.

blogModacad--estampa-poa---minnie-mouse A origem da estampa poá pode estar ligada a ratinha Minnie Mouse

.
A terceira hipótese defende que a estampa Poá vem do mundo da fantasia. Muita gente acredita que o produtor de cinema Walt Disney criou esta estampa para sua personagem Minnie Mouse usar uma estampa que se destacasse das listras e xadrez que estavam na moda na época. Por isto ele teria criado o look com estampa poá para a ratinha mais famosa do mundo.

Apesar de já existir a mais tempo, a estampa poá atinge o auge do seu sucesso nos anos 50. Na sequência dos anos 40, marcados pela sobriedade e looks mais sérios, as bolinhas trouxeram leveza, diversão, romantismo e feminilidade para a moda.

Este espírito descontraído desta estampa estava em perfeita sintonia com as cores e a esperança de um mundo melhor que dominaram a década de 50. Não é à toa que os anos 50 foram chamados de anos dourados.
.

blogModacad-estampa-Po--Marilyn-Monroe-filme Marilyn Monroe foi uma das divas que usavam e abusavam da estampa poá

.
O fato é que a estampa poá foi a grande estrela dessa década e seguiu sendo um sucesso também nos anos 60. Conquistou estilistas como Dior e marcou figurinos de estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.
.

blogModacad--estampa-Po--anos-50As estrelas de Hollywood vestindo poá

.
Nos anos 60 ela virou até tema de música! Nessa década a canção "Itsy bitsy teenie wennie yelow polka dot bikini", interpretada por Brian Hyland, estourou nas paradas de sucesso! Este sucesso tomou proporções mundiais, chegando também ao Brasil. Se você não sabe que música é essa, com certeza vai se lembrar com essa frase:
"era um biquini de bolinha amarelinha tão pequenininho", um dos versos da música gravada por Celly Campello.
.

blogModacad-estampa-poa-plus-size-1 O poá segue conquistando pessoas dos mais variados estilos a décadas

.
A verdade é que mesmo com o passar dos anos a estampa poá não sai de moda. O poá é um destaque nos looks vintage, provavelmente por sua imagem ainda ser fortemente identificada com os anos dourados. Encontramos esta estampa não só nas roupas como também nos acessórios como bolsas, sapatos, bijuterias, resultando em looks vintage que vão do criativo divertido ao clássico elegante.
.

Hist-ria-da-Moda-Estampa-de-Bolinhas-sapatos-de-bolinha A estampa de bolinhas deixa os looks mais leves e divertidos

.
Por ser tão versátil a estampa poá volta sempre nas tendências de moda, em releituras super criativas e modernas. O que mostra que ela é um dos maiores ícones da história da moda porque segue conquistando pessoas dos mais variados estilos a décadas.
.

blogModacad-estampa-poa---releituras-1 As releituras da estampa poá ganhando as passarelas

.
Gostou deste post sobre a história da estampa poá? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos com estampa poá nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Por Lívia Monteiro 

https://blog.modacad.com.br/a-historia-da-estampa-poa/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI