Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Recentemente o Brasil foi palco para grandes desfiles de moda no eixo Rio-São Paulo. Há quem diga que tal evento é uma futilidade exacerbada e que a moda se traduz por peças de vestuários para cobrir o corpo, atitude essa trazida pelos nossos colonizadores.

Entretanto, a moda é uma produção histórica, fruto do comportamento de uma época ou de um momento singular. É a fusão da subjetividade com a objetividade. Objetividade porque aquilo que é mostrado nas passarelas, em poucos meses, se torna mercadoria relativamente acessível e padronizada. Ela também é subjetiva, pois faz parte da personalidade de cada indivíduo que sustenta a roupa.

Na pós-modernidade, o contato visual com o outro se tornou um fenômeno evidente, contribuindo assim para uma nova classificação cultural e econômica. Formam-se novos grupos sociais que, por meio da moda, expandem suas significações, opiniões e valores. Sublinham uma determinada cultura, mas também se mesclam com outras tendências globalizantes.

Referências nos cercam diariamente, com o advento de blogs, além das revistas, dos programas de televisão, dos livros e principalmente nos meios artísticos, como a música e o cinema. Como se esquecer do figurino de Audrey Hepburn no clássico “Bonequinha de Luxo”? Ou ignorar todo o movimento hippie na década de 1960 e suas influências da moda, visíveis até nos dias atuais? A moda permeia pelos meios midiáticos e é incorporada posteriormente por nós, desfilada por anônimos nas passarelas da vida.

Estudar moda é compreender novos aspectos, de uma prática antiga, das ações humanas. Ela está relacionada com questões sociais, políticas e culturais. É um tipo de linguagem visual, que decodifica valores pertinentes à sociedade.

Portanto, precisam ser desvendadas com mais amplitude, sob o prisma histórico.

Grace Campos Costa
Graduanda em história pela Universidade Federal de Uberlândia e integrante do Núcleo de Estudos em História da Arte e da Cultura (Nehac).grace_c_costa@yahoo.com.br.

Fonte:|http://www.correiodeuberlandia.com.br/nehac/2012/02/24/a-historicid...

Exibições: 237

Responder esta

Respostas a este tópico

O grande problema com A MODA, é que pra entende-la é preciso cultura.

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço