Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A luta dos povos originários também acontece nas passarelas

Construindo um capítulo inédito na moda nacional, Day Molina, Dandara Queiroz,e Maurício Duarte compartilham como identidade guia seus trabalhos na moda.

Day Molina, Maurício Duarte e Dandara Queiroz falam como a moda se tornou instrumento de resistência de legado ancestral Day Molina, Maurício Duarte e Dandara Queiroz falam como a moda se tornou instrumento de resistência de legado ancestral — Foto: Divulgação

O que se espera de um desfile de moda? Arrebatar-se com a precisão de um corte, o encontro inesperado de tons, a riqueza do trabalho manual, a mensagem que amarra as criações. Esses são alguns dos pontos que percorrem nosso imaginário ao adentrar uma sala de desfile ou esmiuçar uma nova coleção.

Contudo, para alguns designers, essa é só a ponta de um iceberg, não apenas do processo criativo, mas também da sua presença no mundo. Afetados em camadas profundas pela falta de reconhecimento de direitos e vivências, criativos indígenas se apoiam no movimento identitário para contar suas próprias histórias por meio da moda.



Exibições: 15

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço