Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um novo relatório aponta a moda como uma das indústrias mais poluentes do mundo e, embora a boa notícia seja que ocupa apenas o sexto lugar na lista, a má é que a quantidade de poluição que a indústria gera continua a ser enorme, apesar dos esforços ser mais sustentável e respeitosa com o planeta.



Image: Pexels


O estudo, do grupo londrino de escritores "amigos do clima" The Eco Experts, sublinha que as idústrias mais poluidoras em termos de emissões anuais de gases de efeito estufa são a energia, o transporte, o fabrico e a construção, a agricultura, a venda a retalho de alimentos, a moda e a tecnologia.
 
O documento cita a McKinsey & Company dizendo que a indústria da moda emite aproximadamente a mesma quantidade de gases de efeito estufa por ano que todas as economias de França, Alemanha e Reino Unido juntas.

Também indica que isso se deve a cinco razões principais. Uma delas é o uso de materiais baratos, já que a indústria utiliza grande quantidade desses materiais juntamente com corantes tóxicos para criar as suas roupas, “o que a torna uma das maiores poluidoras de água potável”. O relatório atribui grande parte do problema ao poliéster, visto que este "é criado usando combustíveis fósseis e liberta microplásticos no sistema de água quando lavado".
 
Outro grande problema é o facto da indústria de confeção de vestuário depender de fábricas localizadas em países asiáticos, que geralmente funcionam com carvão e gás.

Além disso,o  seu elevado consumo de água é um problema importante, já que a indústria utiliza 93 mil milhões de metros cúbicos de água por ano. "Mesmo tecidos naturais podem ser um problema na indústria da fast fashion", acrescentou, dizendo que para criar uma única camisa de algodão são necessários cerca de 3 mil litros de água.
 
O transporte é outro problema, já que o envio de pedidos online contribui consideravelmente para as emissões anuais. As emissões combinadas dos serviços de entrega nos Estados Unidos, como FedEx, UPS e Postal Service, são aproximadamente equivalentes às emissões anuais de gases de efeito estufa de 7 milhões de carros.
 
E, claro, o desperdício é um problema considerável. Com o aumento do volume de negócios do pronto-a-vestir induzido pela fast fashion, 85% dos têxteis acabam todos os anos no lixo.
 
O grupo apela a um impulso do aluguer, revenda e reparo, algo que também é fomentado por grandes e pequenos nomes do setor.

https://pt.fashionnetwork.com/news/A-moda-e-a-sexta-industria-mais-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 23

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço