A moda sob medida pode resolver nosso problema de consumo excessivo?

Esta postagem é patrocinada pelo varejista online Fox Holt. Só trabalhamos com marcas em que realmente acreditamos. Apoie nosso trabalho editorial apoiando-as!

A moda rápida reformulou nossa perspectiva, retratando roupas, sapatos e acessórios como um recurso renovável e descartável que podemos comprar e jogar fora sempre que quisermos.

Em 2018, os americanos descartaram mais de 9 milhões de toneladas de roupas e sapatos em aterros de resíduos sólidos municipais em todo o país. Isso é um aumento de sete vezes desde 1960. Em 2019, a produção global de fibra foi relatada em cerca de 111 milhões de toneladas métricas, um aumento drástico de 60 milhões desde 2000. 

Esse aumento corresponde ao aumento da popularidade dos varejistas de fast fashion. De 2000 a 2019, as vendas líquidas anuais do grupo H&M saltaram de apenas $ 2,9 bilhões para $ 26,7 bilhões , enquanto as vendas líquidas da Zara também aumentaram quase 11 vezes desde 2000, saltando de $ 3 bilhões para $ 33 bilhões.  Enquanto isso, marcas ainda mais rápidas surgiram, incluindo Boohoo, Shein, Missguided, além de legiões de marcas sem nome lotando suas histórias no Instagram. 

Nem todas essas roupas podem ser vendidas. No primeiro trimestre de 2018, a H&M relatou US $ 4,3 bilhões em estoque não vendido e, no final daquele ano, a Burberry relatou a destruição de US $ 38,6 milhões em produtos acabados. 

Inspirando os consumidores a reformular esse padrão de consumo tóxico, Dale Volpe e Katy Rowley lançaram o Fox Holt em junho de 2020, oferecendo diferentes produtos sustentáveis ​​para serem encontrados em um só lugar. E eles acreditam sinceramente que o modelo sob medida pode ser a resposta para a crise de consumo excessivo. 

As roupas feitas sob encomenda podem combater o consumo excessivo? 

O modelo feito sob encomenda exige que os consumidores comprem a moda antes de ser produzida, eliminando o excesso de estoque e o desperdício. Somente depois que um pedido é feito, a fabricação começa, com o item sendo entregue algumas semanas depois. 

Quatro marcas feitas sob encomenda encontraram um outlet na boutique online Fox and Holt, e os compradores as adoram. Em setembro passado, as peças feitas sob encomenda da Fox Holt representaram 41% das vendas de toda a empresa. 

“Feito sob encomenda é uma mudança na mentalidade do consumidor ... achamos que é uma das melhores maneiras de ser sustentável porque não desperdiça - tudo é produzido quando é necessário”, diz Rowley. 

 

As peças de Bastet Noir são fabricadas em pequenos estúdios de produção na Macedônia do Norte por mães solteiras e microempresárias. Totalmente zero resíduos, ele só obtém materiais descartados de outras fábricas na região. 

“Muitas das marcas feitas sob encomenda que estocamos usam tecidos de estoque morto e acabados, tornando-os mais sustentáveis”, diz Volpe. “Além do fato de você fazer algo sob medida, eles estão garantindo que esses tecidos não acabem no aterro sanitário.” 

A designer indiana Sruti Dalmia agora tem 35 peças sob encomenda disponíveis na Fox Holt. O foco principal do designer é a redução de resíduos, o que levou a marca a colaborar com dois centros de upcycling na Índia. Juntos, eles convertem todos os resíduos cortados restantes em fios novos, depois integrando os fios reciclados em coleções.

Feito sob encomenda inculca uma sensação de entusiasmo e paciência nos consumidores, já que o envio durante a noite ou no dia seguinte não é possível. Também ensina a valorizar a arte de fazer roupas de qualidade. Mas não se preocupe, o período máximo de espera para as marcas Fox Holt é de apenas 16 dias. 

 

Moda feita sob encomenda suporta inclusão de tamanho 

Mulheres que não se enquadram no tamanho padronizado do setor são impedidas de participar da indústria da moda mais ampla, muito menos do nicho da moda sustentável . A maioria das mulheres americanas usa um tamanho de 14 a 18 . No entanto, apesar disso, apenas 32 marcas na New York Fashion Week em 2018 ofereciam até o tamanho 16. Muitas mulheres plus size recorrem ao Walmart e Kohl's para comprar roupas em seu tamanho, gastando apenas 82,8 centavos para cada dólar gasto por uma mulher que é um tamanho denominado “reto”. 

A coleção básica de linho da Art of Simplicity está disponível para encomenda na Fox Holt. Produzido eticamente em Bali, ele oferece os tamanhos US 0 a 18, além de incentivar os clientes a enviarem suas medidas para obter o encaixe perfeito. Hargan Denim , embora não ofereça tamanhos estendidos, também aceita medidas personalizadas, oferecendo jeans únicos artisticamente montados a partir de jeans vintage vinculados a aterros sanitários. O dimensionamento personalizado permite que diferentes formas corporais sejam priorizadas; não ter estoque acumulado dá a essas marcas liberdade para priorizar as mulheres e celebrar sua singularidade. 

Depois que um cliente seleciona um tamanho entre as opções disponíveis para uma marca sob encomenda, a equipe da Fox Holt entra em contato com o cliente para perguntar se ele precisa de ajustes específicos, como o comprimento da bainha. “É uma loucura nos forçarmos a caber nesses nichos de tamanho quando, na realidade, o que importa é como suas roupas cabem em você”, diz Volpe. “Cada mulher tem uma forma diferente, nem sempre nos encaixamos na forma padrão da tabela de tamanhos americana”, acrescenta Rowley.

Sustentabilidade não significa o mesmo para todos. A Fox Holt permite que os consumidores explorem seus valores enquanto fazem compras, auxiliados pela filtragem de produtos por meio de selos de sustentabilidade: Fabricado nos EUA, Vegan, Artesão, Socialmente Consciente, Materiais Orgânicos, Materiais Reciclados, Ambientalmente Consciente, Materiais Sustentáveis ​​e Retribuição. Nosso entendimento de sustentabilidade e consumismo consciente está sempre evoluindo, então esses selos são continuamente revisados ​​para garantir que o mercado se mantenha atualizado.  

Você pode realmente se considerar um consumidor de moda consciente se não tiver experimentado o modelo feito sob encomenda? Achamos que não.

https://ecocult.com/made-to-order-fashion-overconsumption/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 167

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço