A sustentabilidade deve estar presente em todos os aspectos da vida de quem deseja seguir esse conceito, inclusive na moda. Isso é o que pensa o designer pernambucano Gustavo Silvestre.
O designer começou a desfilar suas peças na Casa dos Criadores, em 2004, mesmo ano em que se mudou para São Paulo e montou o seu ateliê. Alguns anos mais tarde, a partir de 2011, Silvestre começou a incorporar o “ecologicamente correto” em suas criações.
O estilista usa lona de caminhão reaproveitada, PET reciclado e tinturaria natural na composição de suas malhas e jeans. Ele produz através de três sistemas sustentáveis: reaproveitamento, reciclagem e upcycling.
O reaproveitamento consiste em usar materiais que seriam jogados fora, como jeans antigos que ele guarda em estoque. A reciclagem é a transformação de materiais para a utilização e, por último, o upcycling usa materiais descartáveis para criar itens de valor agregado maior do que o produto original. Um bom exemplo é o uso dos tecidos de paraquedas para criar vestidos.
Se a sustentabilidade é um conceito do qual, agora, Gustavo Silvestre não abre mão, outro elemento que começou a fazer parte de suas criações é o crochê. Desde o ano passado, o designer vem lançando coleções utilizando a técnica.
Trabalhos artesanais, como o bordado, por exemplo, sempre agradaram Silvestre. O crochê, inclusive, é algo que ele aprendeu com a família, já que desde criança observava a mãe e a avó utilizando a tradicional técnica.
Além das peças de roupa, ele também utiliza o crochê em acessórios, como pulseiras e maxicolares.
Para conhecer mais do trabalho do designer, acesse seu site oficial
http://societeperrier.com/sao-paulo/articles/moda-sustentavel-gusta...
Tags:
Campanha de Crowdfunding sustentável It's a Girl
Eu sou designer de moda e tenho um pequeno atelier (Its a Girl) especializado em roupas para meninas de 0 a 3 anos. Atualmente trabalho apenas sob encomenda.
Estou divulgando a minha campanha de Crowdfunding sustentável no site @kickante para o lançamento da primeira coleção do meu atelier (It’s a Girl). Podem contribuir tanto empresas como pessoas físicas.
O diferencial do It’s a Girl Atelier é que seguimos todas as normas de ergonomia e segurança da roupa infantil exigidas pela ABNT. Além disso, utilizamos somente matéria-prima não poluente e promovemos a valorização da mão-de-obra local. Ao contribuir para lançar a primeira coleção do atelier as pessoas e empresas ainda estarão ajudando a divulgar causas importantes para a primeira infância apoiadas no blog.
Para contribuir ou divulgar, entre no link abaixo.
http://www.kickante.com.br/campanhas/primeira-colecao-do-atelie-its...
Sobre o Blog It's a Girl
Antes de começar o atelier, criei um blog materno com o mesmo nome. A princípio, a idéia do blog era só para registrar o desenvolvimento da minha filha Julia, sua as conquistas e os nossos momentos em família. Mas logo percebi que a minha experiência pessoal como mãe de primeira viagem interessava a outras mães, que entravam em contato comigo para compartilhar dúvidas e interesses em comum. Me sinto na obrigação de informar os leitores sobre assuntos como ética e educação sócio-ambiental, entre outros assuntos do universo infantil e materno. Gosto de compartilhar conhecimento e logo percebi que poderia ajudar outros pais a passar pelas mesmas fases que nós passamos. Para a minha surpresa, os acessos foram aumentando rapidamente, com leitores assíduos. O blog It's a Girl fala sobre assuntos do universo materno como desenvolvimento infantil, lazer, alimentação, educação, entre outros. Além disso, o blog apoia algumas causas como incentivo à amamentação, combate à violência na infância, direitos das crianças, incentivo à leitura, direito a uma infância livre, direito ao lazer, entre outras. A fanpage do Facebook foi criada bem mais tarde, mas já conquistou centenas de seguidores interessados no conteúdo. Hoje o blog It's a Girl tem 2.112 seguidores, 759 likes na fanpage do Facebook e cerca de 5.000 visualizações de página mensalmente.
Fico à disposiçao para mais esclarecimentos.
Grata.
Blog It's a Girl: http://www.itsagirl.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/itsagirl.blog/?ref=hl
Instagram: https://instagram.com/itsagirl.blog/
Twitter: https://twitter.com/itsagirlblog
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por