Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Modelagem Tridimensional utilizada com ferramenta para o processo criativo

Por Bruna Marques de Oliveira

Professora universitária, educadora e técnica em modelagem

O presente texto vem incentivar o uso da Moulage como método de criação, sendo ampliado no campo tridimensional. Por outro lado, o exercício de moulage tem o objetivo de estimular o processo criativo dando formas inovadoras, dinâmicas ao produto final. Nessa pesquisa, proponho fazer uma retrospectiva do processo de concepção da modelagem tridimensional e o papel criativo.

Se fizéssemos um aparato histórico do processo de concepção da roupa e da moda, podemos concluir que inúmeras técnicas foram utilizadas para desenvolvê-las. Dessa forma, vamos nos deparar com diversas histórias e povos. Quando reportamos aos trajes gregos como o quíton, os kalasiris usados pelos egípcios, ou até mesmo, astogas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga. Podemos dizer que o princípio para obter tais peças, foram oriundos da Moulage.

Essa técnica vem se aprimorando com o passar do tempo, permitindo aos futuros designers uma experiência noplano tridimensional e um contato maior com a base trabalhada. Se o modelista tiver uma experiência, pode tornar muito rápido o processo de modelar roupas que seriam muito complicadas na modelagem plana, como roupas com muitos recortes, transporte de pences, franzidos e pregas, otimizando o seu trabalho.

 Técnica de Moulage aplicada sobre o corpo.

Fonte: www.enjoy.com.br

Modelagem tridimensional ou Moulage o nome vem do francês moule, que significa forma, molde. A expressãofait au moule significa feito sob medida. Dessa forma, consiste em uma técnica que permite modelar sobre os manequins ou bases, admitindo assim, a visualização e uma ideia com maior clareza do produto final.

É uma técnica que vem sendo utilizada e serve para fazer todo tipo de roupas, desde peças de malha, como roupas de ginástica, até, mesmo roupas de alfaiataria e alta costura, por exemplo. A Moulage aceita na interação de diversos tecidos conectando a um mundo de formas, volumes, texturas, linhas, curvas e drapeados.

Podemos também reproduzir o corpo de um cliente sobre o manequim e modelar a roupa sobre ele. Em muitos casos, não há necessidade de fazer um protótipo da modelagem. 

 Aplicação da técnica de Moulage em releituras de peças.

Fonte: http://www.sp.senac.br/imagens/eventos/00176320130705160327.jpg

Criar na perspectiva da Modelagem tridimensional é uma questão de misturar elementos da criação de moda com alguns princípios da moulage, como a silhueta, as linhas e as texturas. Essa associação agrega alguns princípios de criação, como: repetição, ritmo, gradação, contraste, harmonia, equilíbrio, entre outros. A junção desses elementos permite a visualização da essência da peça. Eles conseguem transformar formas em obras integradas ao corpo, facilita a modelagem de áreas mais curvas e também de regiões complexas, como o busto e as costas.

 Processo criativo aplicado a modelagem tridimensional

Fontes: https://scontent.cdninstagram.com/hphotos-xpa1/t51.2885-15/s306x306...

Portanto a Modelagem tridimensional ou Moulage permite um grau de liberdade ao Designer, contribuindo e induzindo a um processo criativo baseado em experiências com o real. Permitindo uma visualização imediata de volumes, pregas, franzidos, efeito visual de recortes e a criação de modelos inovadores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABLING, B.; MAGGIO, K. Moulage, medelagem e desenho: prática integrada . 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

ADUBURG, Annette; TOL, Rixt van derMoulage: Arte e Técnica no design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2012

NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para a criação de figurino. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004.

 

Exibições: 676

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço