Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A perceção do luxo face a uma mudança profunda impulsionada pela sustentabilidade e tecnologias

Digitalização, redes sociais, inteligência artificial, critérios ESG (Ambientais, Sociais e   Governança)… Entre o “savoir-faire e inovação: como é que o luxo continua a inspirar sonhos?” No primeiro estudo que dedica ao setor topo de gama, a empresa de auditoria KPMG tenta responder à questão, que também serve de título ao seu inquérito. Para compreender como esta mudança profunda é percebida pelos players da indústria, entrevistou especialistas e profissionais em França e no estrangeiro, complementando estes intercâmbios com um inquérito quantitativo realizado com o Instituto Potloc entre 200 representantes de pequenas, médias e grandes empresas de luxo na Europa, Estados Unidos e Ásia.


A sustentabilidade e as novas tecnologias estão a abalar o ecossistema do luxo - KPMG

Surgem três grandes tendências: a digitalização do ato de comprar (para 40% dos entrevistados, 65% para os da zona APAC), a personalização de produtos e serviços (22%) e a consideração de critérios desenvolvimento sustentável e ética na compra de produtos de luxo (21%). Se as maisons de luxo mostraram uma certa cautela antes de se lançarem no comércio eletrónico, estão agora “na vanguarda na adoção de novas tecnologias e na digitalização das suas atividades”, nota o estudo.

Além disso, “a IA tornou-se uma ferramenta essencial para permitir às marcas de luxo reforçar a personalização, tanto do produto como da experiência do cliente, no online e nas lojas”, indicam os autores do relatório. Em particular, a IA generativa, citada como um elemento importante do envolvimento do cliente no luxo. “Para 41% dos profissionais inquiridos, este é o impacto mais importante da IA ​​generativa, uma convicção que é ainda mais forte nos países asiáticos.”

Exibições: 21

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço