Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Entre filtros de redes sociais e proposições artísticas, a moda vai atravessando o mundo digital por uma nova fronteira.

Cenário da exposição retrospectiva de Lucas Leão no Metaverso. Foto: Divulgação

Por muito tempo a moda se viu estagnada na busca de experimentações. Enquanto as possibilidades de silhuetas já pareciam esgotadas e as referências de décadas eram revistas a cada movimento de tendências, a criação tecnológica se esforçava para desenvolver opções têxteis e a discussão se encaminhou para o mundo da sustentabilidade dentro de uma indústria hiperprodutiva.

Tudo isso, porém, sempre manteve as cabeças voltadas para o costumeiro mundo físico. Agora, com novas gerações de criadores tomando as rédeas e os avanços viáveis da modelagem 3D no computador de casa, essas expressões atravessaram o espelho e entraram no mundo virtual com força e vontade de misturar de vez o real e o abstrato. Tecnologias como filtros de redes sociais, gadgets poderosos e a lógica da realidade aumentada, aliadas à quarentena vivida em frente às telas, aumentaram exponencialmente essas aplicações.

1631703379249854 costas amarelo 2 11631703381807446 01 ok 2 1 2
Vestido da coleção virtual do estilista. Foto: Divulgação

É como se fosse uma resposta direta ao movimento que trouxe a moda de volta ao fazer slow, manual e com foco no upcycling. Em contrapartida, no ambiente que vem sendo batizado de metaverso, as possibilidades são infinitas, não dependem de matéria-prima nem precisam respeitar bobagens como as leis da física. Uma idealização de espaço virtual maleável e habitável, essa ideia de metaverso não é nova – no começo dos anos 2000, por exemplo, o Second Life já ensaiava um passo nesse sentido. A novidade é que a interação entre o físico e o virtual tem perdi - do suas barreiras, muito por conta do avanço do 5G – e chamado atenção das grandes marcas. ” Não gosto da palavra ‘evolução’, pois não vejo as coisas como uma ascendência, mas como modificações horizontais que reorganizam a forma de a gente viver”, define Olivia Merquior, fundadora do Brazil Immersive Fashion Week, evento especializado nessas tangências digitais que deve ter edição phygital em outubro. “Como moda é comunicação, também vai ser implantada por esses novos canais. E nós já temos uma geração completamente educada para entender isso.”

A primeira entrada poderosa foi via mundo dos games, quando a moda abriu o olho para um público que vive (e gasta) no universo das franquias de jogos e que soma, só na China, meio bilhão de players. O crescente faturamento anual dessa indústria tem previsão de ultrapassar os 200 bilhões de dólares em 2023 – números que explicam por que a Louis Vuitton, por exemplo, criou opções de skins premium assinadas por Nicolas Ghesquière para personagens de League of Legends, um dos esports mais disputados do mundo.

1631703726308553 costas azul 11631704037209005 img30
Vestido da coleção viritual do estilista. Foto: Divulgação

Em paralelo, as aplicações 3D aliadas à realidade aumenta da proporcionada pelas câmeras dos smartphones libertaram as grifes para a criação de roupas que são perfeitamente modeladas no corpo. Até então, essas ideias estavam restritas a soluções do varejo e provadores virtuais de pequenas peças, como óculos. Hoje, com a massificação das redes sociais e o tempo cada vez maior que gastamos com as telas – que chega a três horas e meia diárias na América do Sul –, o filão das roupas virtuais se estabeleceu de vez. Saem de cena os aspectos utilitários das roupas, como a proteção contra o clima, e o foco vai para a pura expressão estética. “É como se a roupa digital viesse para cumprir esse papel emocional e subjetivo”, analisa o escritor André Carvalhal. “Algumas pessoas vão usar para se divertir, outras para se expressar, para dizer que estão na moda. Tudo o que elas fariam com uma roupa ‘de verdade’, mas com a vantagem de não gerar uma série de impactos ambientais e sociais.”

As ucranianas Daria Shapovalova e Natalia Modenova perceberam que a moda digital tinha um bom futuro ao notar uma mudança forte de comportamento do consumo de moda por conta da vida narrada pelo Instagram: “Nossas pesquisas concluíram que 9% dos consumidores compravam roupas novas apenas para uma foto para as redes sociais”. A solução foi a startup DressX, loja on-line que vende apenas roupas virtuais e, com menos de um ano de atividade, já tem mil peças à disposição – de cachecóis e camisetas estampadas a vestidos ultradramáticos que nem existiriam em nosso velho mundo real. Os planos de negócios da dupla não são corriqueiros e mostram o potencial da empreitada: “Queremos vender 1 bilhão de itens em dez anos”.

CopyofPrintedRuffleShirtFront_1080x.png

Apesar dos avanços tecnológicos, a aplicação ainda é praticamente m.... Quem compra deve enviar uma boa opção de foto para que o time modele via softwares o look escolhido no corpo e deixe a imagem pronta para ser exibida em sua rede social favorita. Já itens com interações mais simples, como tênis, podem ser transformados em filtros que já estamos acostumados a conviver no Instagram, por exemplo – algo que permitiu à Gucci colocar à venda seus primeiros sneakers virtuais, neste ano, por menos de 20 dólares – uma imensa pechincha para os padrões do mercado de luxo.

Por aqui, um movimento pioneiro acontece via Shop2gether, que escalou o carioca Lucas Leão para vender roupas em realidade virtual na plataforma. O portfólio experimental tem duas opções de vestidos de alça com saia de texturas volumosas e uma maxijaqueta esportiva, prontas para vestir a realidade do metaverso, além de uma camiseta física com estampas alteráveis na câmera do smartphone.

Leão é forte representante desse mundo híbrido no Brasil e leva sua marca como um laboratório de experimentações para valorizar o trabalho de artistas digitais. “A moda está percebendo esse lado ainda pouco explorado, então surgem novas possibilidades nessa unificação. Vejo como um exercício para ver o mundo de novas maneiras, uma experiência de expressões”, define. O criador, que já fez apresentações de coleção com avatares 3D, ganha uma exposição retrospectiva no metaverso a partir de 17 de junho. A ação, proposta pelo BRIFW, vai dar detalhes de seu processo de criação no ambiente 100% virtual, ajudando a expandir a consciência de quem não entende muito bem essa ideia de “roupa que não existe”.

por Eduardo Viveiros

https://www.revistalofficiel.com.br/moda/a-roupa-ta-on-a-moda-da-no...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 211

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço