Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O uso do tear surgiu com a evolução da humanidade. Nos primórdios o homem agasalhava-se com pele de animais. 
Estes mais tarde foram “costurados” com tripas ou peles de caças. Conheceram as fibras vegetais e flexíveis como o linho, o algodão e a seda. Com exceção da seda, deviam ser fiadas para seu uso. Antes esticavam no próprio corpo, era o começo de um tear. 
Temos pinturas antigas que mostram os teares na época da guerra de Troia, mostrando Penélope tecendo. Podemos considerar a tecelagem como um dos primeiros trabalhos humanos. Tecer para uso prático, para vestimenta, decoração ou arte, arte de tapeçaria. Tecer quer dizer fazer teia ou tecido, ou construir barreiras, escudos . A técnica de tecer inspirou muitos guerreiros.
A aranha tece, os passarinhos entrelaçam. Urdir, tramar, compor entrelaçando, é tecelagem. Na Inglaterra em XVIII surge a energia mecânica que substituiu a força humana, animal e do vento ou água. Este processo aumentou a capacidade de tecelagem. Em1070, o Bispo de Bayeux  inglês, encomendou um grande trabalho em tapeçaria para sua Catedral, ficou conhecido como Tapeçaria de Bayeux. Dos anos de 1600 no acervo do Instituto Brennand, temos tecida por Manufatura Gobelins, uma obra em tapeçaria  mostrando uma paisagem brasileira imaginária elaborada por Jillis van Schendel, artista holandês. Até Pablo Picasso criou tapeçaria, a utilização de tecelagem em arte.Temos outros exemplos de notáveis como Regina Graz em 1820, criadora de muita arte nacional e decorativa. O primeiro ateliê de tapeçaria no Brasil surge através de Genaro em 1955. Em 1920 rompem com a bidimensionalidade tradicional da tapeçaria, Norberto Nicola e Jacques Douchez em São Paulo. Fantásticos são os trabalhos de Burle Max.
 
Publicado em Opinião

Exibições: 431

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço