Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Depois de ter sido copiado pela Gucci, o icônico estilista do Harlem virou estrela da campanha masculina e ainda fechou uma parceria com a grife italiana.

O desfile de Resort 2018 da Gucci causou um rebuliço no mundo da moda por diferentes motivos. Enquanto os entusiastas da grife italiana e fashionistas de carteirinha comemoravam o esplendor da coleção que misturava a Renascença e o Harlem, os observadores mais críticos encasquetaram com um look em questão: uma releitura ipsis litteris de uma jaqueta histórica criada pelo icônico designer norte-americano Dapper Dan.

gucci-dapper dan

(FOTOSITE/Agência Fotosite)

O intuito da marca, evidentemente, era o de prestar uma homenagem ao legado do estilista. No entanto, a situação se complica quando relembramos que a Gucci faz parte de uma série de etiquetas de luxo que perseguiram Dapper Dan em seus tempos de ouro. Isso porque seu trabalho caracterizava-se exatamente por usar a logomarca de labels famosas como Louis Vuitton e Fendi e aplicá-las no contexto dândi street que o Harlem já evocava desde muito tempo.

Recusar essa parceria seria um desserviço para a cultura da qual faço parte. Acho que as pessoas mais jovens do Harlem vão ficar muito orgulhosos disso acontecer – Dapper Dan

Depois da polêmica, parece que a Gucci percebeu que era necessário dar mais crédito (e, de certa forma, se retratar) com o designer. Assim, ele aparece agora na campanha masculina da grife. Fotografado por Glen Luchford — fotógrafo que se consagrou ao lado de Alessandro Michele, diretor criativo da etiqueta — cercado pelo bairro que honrou com suas criações durante toda a sua vida.

gucci-dapper-dan-ad-campaign-campanha

(Glen Luchford para Gucci/Divulgação)

“Você tem que estar preparado para esse tipo de coisa. Eu, pelo menos, estava preparado para ser copiado desde quando minha loja abriu”, disse Dapper Dan ao jornal The New York Times. Estamos em 2017. Esse drama todo ficou para trás. Meu objetivo é satisfazer as pessoas que fazem parte da minha comunidade. Só isso.”

No ano que vem, ele assina uma coleção cápsula para a Gucci, inclusive. “Eu não colaboraria em outros termos: recusar essa parceria seria um desserviço para a cultura da qual faço parte. Acho que as pessoas mais jovens do Harlem vão ficar muito orgulhosos disso acontecer.”

gucci-dapper-dan-ad-campaign-campanha

(Glen Luchford para Gucci/Divulgação)

A dobradinha estará à venda nas lojas da Gucci ao redor do mundo na próxima temporada. “Estamos reconhecendo o poder desse trabalho. A mensagem que queremos passar é que a moda vai muito além das vitrines das lojas da Quinta Avenida, em Nova York. É sobre cultura, sobre expressão, sobre ter um ponto de vista”, completou Michele.

Por Pedro Camargo

https://elle.abril.com.br/moda/a-volta-por-cima-de-dapper-dan/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 291

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço