O Brasil fechou a balança comercial de têxteis com a União Europeia com saldo negativo de U$ 251 milhões, em 2010, de acordo com dados do governo. Ainda no mesmo ano, as exportações brasileiras destes artigos para a UE chegaram a U$ 139 milhões. Apesar de o País ser o quinto maior produtor de têxteis do mundo, as vendas para a Europa são inferiores às importações. Na tentativa de discutir relações bilaterais e comerciais, a ABIT realizará o seminário gratuito “Políticas Industriais e Regulatórias do Setor de Têxteis e Confecções”. O evento, que será organizado em parceria com a Euratex, a Comissão Europeia, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), acontecerá nos dias 19 e 20 de janeiro, em São Paulo (SP).
O simpósio promoverá a troca de experiências sobre ações públicas e privadas relacionadas ao setor, para a promoção de melhor ambiente administrativo e de investimento entre o Brasil e a União Europeia. O evento, que contará com exposições de palestrantes europeus, traz a oportunidade de conhecer ações inovadoras e políticas bem sucedidas na indústria têxtil daquele continente, além de ideias que podem servir de exemplo para empresas brasileiras. A programação do seminário contará com apresentações sobre as perspectivas de mercado da Europa, questões antropométricas, entre outros temas.
As vagas são limitadas e os interessados em participar do evento devem entrar em contato com Fernanda Gonçalves, Área Internacional da ABIT, pelo telefone (11) 3823-6198 ou pelo e-mail fernanda@abit.org.br.
Anote:
Políticas Industriais e Regulatórias do Setor de Têxteis e Confecções
Data: 19 de janeiro
Local: Expo Center Norte - Première Brasil - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - SP
Data: 20 de janeiro
Local: Rua Marquês de Itú, 968 – Higienópolis – São Paulo – SP