Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor têxtil cobra mais proteção e diz que juro alto e real forte são entraves

Preocupado com a possível reprimarização e desindustrialização da economia brasileira, o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, teme que a Política de Desenvolvimento da Competitividade (PDC), nova política industrial que o governo anunciará em breve, acabe se tornando um "anti-clímax" por causa dos juros altos e do câmbio valorizado, entre outros entraves, como a carga tributária.

"Estamos nos articulando pela adoção de um regime tributário diferenciado, que desonere a exportação e os investimentos", disse Pimentel, acrescentando que o Simples, programa que oferece abatimentos fiscais para empresas de menor porte, acaba limitando o crescimento das firmas, ao restringir os benefícios ao faturamento de até R$ 2,4 milhões.

Entre as propostas da Abit, está a adoção do programa Reintegro, que dá crédito tributário para a exportação. "Estamos no meio de uma guerra cambial na qual o objetivo de cada país é gerar empregos e abrir mercados. Projetamos uma taxa de, no mínimo, 6%, o que não seria muito. Afinal, somente a burocracia pesa entre 2% e 6% no chamado Custo Brasil", ponderou o executivo, em entrevista exclusiva ao MM.

Pimentel frisou que a Abit é favorável ao livre comércio. "Porém não ao comércio ingênuo. Somos favoráveis à abertura dos mercados, ao comércio livre, porém não ingênuo. As condições precisam ser iguais para todos. Aqui deixamos tudo sem defesa comercial, com juros indecentes. Nosso rating é melhor do que o de muitos países que praticam taxas de juros muito inferiores à nossa", ponderou, criticando a permanência de um mercado financeiro indexado aos índices de inflação. "Todo este cenário está nos levando a perder densidade nas cadeias produtivas", finalizou.

Fonte:|http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=98258

Exibições: 113

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço