Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ABNT NBR 6023:2018

A busca de referências de medidas que atendam os diferentes biótipos femininos tem sido um dos desafios da indústria têxtil há mais de décadas. Na tentativa de evitar disparidades entre as confecções, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de aprovar norma ABNT NBR 16933, que visa nortear os tamanhos e medidas de roupas femininas no país. 

A norma em vigor é voluntária, mas sua adoção tem contribuído para a normalização da cadeia têxtil, da indústria até o varejo, razão pela qual o mercado consumidor tem buscado os referenciais de medida de corpo em suas compras. 

A publicação da norma é fruto de um amplo estudo conduzido pelo Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário da ABNT com representantes do setor, como o Senai Cetiqt, modelistas, entidades como a Associação Brasileira do Plus Size (ABPS) e de redes varejistas, como a Renner. “A NBR 16933 apresenta sistema de indicação de medidas para biótipos tipo retângulo e colher, que representam 80% da população feminina, segundo pesquisas levantadas para o estabelecimento da norma. Com a condição de determinar cuidadosamente a forma do corpo e de indicar medidas apropriadas, este sistema permite que o cliente escolha o seu tamanho adequadamente”, explica a superintendente do Comitê, Maria Adelina Pereira. 

Os biótipos femininos tipo retângulo e colher (abrangendo o plus size) foram designados com base em levantamento antropométrico conduzido pelo Senai Cetiqt, realizado por meio de softwares específicos de simulação do corpo humano e na experiência de profissionais do setor de modelagem e confecção, para atender às formas de corpo predominantes no país. “A indicação de tamanho de cada peça de roupa propõe incluir as dimensões em centímetro, de quem veste a roupa, atendendo as necessidades diretas das consumidoras”, defende Maria Adelina. 

Medidas de referência do corpo - As empresas interessadas em aderir a norma poderão não apenas se basear em proporções mais adequadas no momento da confecção, mas ter acesso a uma tabela de medidas especialmente recomendada para o corpo feminino das brasileiras. “A ABNT NBR 16933 sugere dimensões em centímetro para cada biótipo, levando em conta desde o perímetro da cabeça, pescoço, passando pelos ombros, busto, cintura, quadril, costas, coxa, joelho, panturrilha até o tornozelo”, exemplifica. 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a principal responsável pela elaboração das Normas técnicas no Brasil. “Dentro da ABNT, º Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário tem contribuído de forma efetiva para normalização da indústria visando o fortalecimento da cadeia produtiva do setor têxtil e colaborando para o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.

A norma em vigor pode ser adquirida no ABNT Catálogo

https://www.abit.org.br/noticias/abnt-propoe-nova-norma-para-roupas...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 319

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço