Abrapa leva inovações para indústria têxtil no ITMA Asia + CITME

Com foco na indústria têxtil mundial, brasileiros lançam sistema de consulta de algodão por lotes e a plataforma Knowledge Hub.


Pela primeira vez, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) participa da ITMA Asia + CITME, um dos maiores eventos globais de maquinário têxtil que ocorre de 28 a 31 de outubro em Singapura. Para marcar sua estreia, o Brasil lança duas inovações: a rastreabilidade por lote e o Cotton Brazil Knowledge Hub, uma plataforma digital aberta com informações técnicas e boas práticas sobre o uso da fibra brasileira.


Organizado pela International Textile Machinery Association (ITMA) e pela China International Textile Machinery Exhibition (CITME), o ITMA Asia + CITME reúne empresas, fabricantes e entidades do setor têxtil mundial. Um cenário ideal para os produtores brasileiros de algodão apresentarem ao mundo suas inovações.


“A rastreabilidade sempre foi um dos principais ativos do algodão brasileiro. Recentemente, identificamos que a consulta de dados por lotes, e não apenas por fardos, seria um diferencial importante. Desenvolvemos o sistema e o lançamento será feito oficialmente aqui no ITMA”, afirma Fernando Rati, gerente do Cotton Brazil, programa de promoção internacional da Abrapa.


O novo Sistema de Busca por Lotes permite a análise de um lote inteiro de algodão, reunindo diversos fardos em uma única consulta. O resultado é um dossiê completo com dados sobre o produtor, a planta de descaroçamento, o laboratório de classificação, a análise HVI e as certificações socioambientais (ABR, BCI e governo brasileiro).


Já o Knowledge Hub (https://cottonbrazilknowledgehub.com/) reúne informações, relatórios técnicos e conteúdos educativos sobre o algodão brasileiro. “Com dados confiáveis e orientação técnica, o portal permite que o industrial obtenha um maior desempenho operacional ao usar a pluma brasileira”, explica Rati.


Durante os quatro dias do evento, a Abrapa realiza apresentações técnicas sobre rastreabilidade, qualidade e performance do algodão brasileiro. Entre os temas programados, estão perspectivas de safra e exportações, desafios e soluções para a fiação de algodão brasileiro, além de tingimento com a fibra brasileira.


O embaixador do Brasil em Singapura, Luciano Mazza de Andrade, confirmou presença junto à comitiva brasileira no ITMA Asia + CITME. A delegação é coordenada pela Abrapa e formada por produtores e exportadores brasileiros.


Números. Terceiro maior produtor e maior exportador de algodão no mundo, o Brasil tornou-se um importante player para as indústrias têxteis ao redor do globo. No ciclo 2024/25, colheu 4,11 milhões de toneladas e exportou 2,83 milhões de toneladas para mais de 70 países. Desse total, 95,95% foram embarcadas para países asiáticos.


Cotton Brazil. A atuação internacional da Abrapa é realizada por meio do CottonBrazil, programa que promove o algodão brasileiro e desenvolve novos mercados. A iniciativa é feita em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

https://abrapa.com.br/2025/10/24/abrapa-leva-inovacoes-para-industr...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 18

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço