Abrapa manifesta preocupação com aumento de tarifas dos EUA e possíveis impactos no mercado global do algodão

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) acompanha com atenção o recente anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos sobre o aumento das tarifas para a importação de produtos brasileiros. Embora o mercado estadunidense não seja destino da pluma de algodão brasileira, a medida gera apreensão quanto aos possíveis desdobramentos econômicos e comerciais no setor.

 

O mercado global do algodão é altamente sensível a fatores climáticos, econômicos e políticos. Nesse cenário, qualquer mudança no fluxo de comércio internacional tende a provocar repercussões amplas e complexas.

 

A indústria têxtil brasileira é o mercado mais importante para o algodão nacional. Os Estados Unidos estão entre os maiores clientes dessa indústria, o que indica que os efeitos das novas tarifas poderão alterar dinâmicas da cadeia produtiva do algodão no Brasil.

 

Diante desse contexto, a Abrapa reforça seu compromisso com regras de mercado claras, estáveis e justas, e com a defesa dos interesses dos produtores brasileiros de algodão. Recomendamos que o governo brasileiro busque as vias da diplomacia para ampliar o diálogo institucional, revertendo as recentes medidas do governo dos Estados Unidos e mitigando impactos adversos ao setor produtivo brasileiro.

https://abrapa.com.br/2025/07/10/abrapa-manifesta-preocupacao-com-a...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 9

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço