Na última quarta-feira, 17/09, a Bayer promoveu o lançamento do programa AgroEspecialistas do Algodão. O evento, que ocorreu em Brasília, contou com a presença com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Gustavo Piccoli, que realizou a abertura oficial da edição 2025 do programa, e reforçou a parceria de ambas as instituições em prol da cotonicultura nacional.
O lançamento ofereceu aos presentes cinco palestras com lideranças do setor, além de duas mesas redondas para fomentar a troca de informações, conteúdos e cocriações para a cultura do algodão. Participam do programa AgroEspecialistas do Algodão um grupo seleto de 12 consultores e líderes técnicos da cotonicultura nacional que buscam aprimorar seus conhecimentos e construir redes ativas com o setor.
Parceria entre a Bayer e os produtores de algodão
Durante o seu discurso de abertura, Piccoli destacou a longa parceria entre a Abrapa e a Bayer e falou da importância da realização de programas como o AgroEspecialistas para o fortalecimento da cadeia produtiva do algodão. De acordo com Piccoli, “A Bayer tem sido uma parceira fundamental. Seja apoiando projetos da Abrapa, a exemplo do Congresso Brasileiro do Algodão e do movimento Sou de Algodão, que atualmente são duas das maiores referências na promoção da fibra brasileira, seja no desenvolvimento de soluções tecnológicas que dão mais eficiência e competitividade ao produtor.”
Desde a criação do Sou de Algodão, a Bayer aderiu ao movimento com o intuito de promover o diálogo entre a produção do algodão desde o campo até o consumidor final. Essa parceria também se estende à realização do Congresso Brasileiro do Algodão, que acontece a cada dois anos e promove as melhores práticas da cotonicultura e o uso consciente da fibra na moda.
Essencial para a cotonicultura
Para Piccoli, programas como o AgroEspecialistas são fundamentais para o bom desenvolvimento da cotonicultura no país. “O Brasil é hoje um dos maiores produtores e exportadores de algodão do mundo, com reconhecimento internacional pela qualidade da fibra e pela sustentabilidade do nosso sistema produtivo. Essa posição só foi alcançada porque, ao longo dos anos, unimos forças em projetos estratégicos que envolvem pesquisa, inovação, tecnologia e, principalmente, pessoas comprometidas com a evolução do setor”.
Por ser focado no compartilhamento de conhecimento e na geração de soluções inovadoras, o AgroEspecialistas do Algodão pretende aproximar consultores da realidade das fazendas, dando suporte técnico e estratégico aos produtores. “São esses profissionais que transformam inovação em resultados concretos e que ajudam o produtor a tomar decisões mais assertivas e sustentáveis”, afirmou o presidente da Abrapa.
https://abrapa.com.br/2025/09/18/abrapa-participa-do-lancamento-do-...