Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Saiba tudo sobre a briga judicial entre o designer e as duas marcas.

Imagem: Reprodução

Criador de um estilo inconfundível, desde o início do ano Kanye West (aka Ye) tem usado sua conta nas redes sociais para acusar e criticar suas parceiras adidas e GAP. Nesta segunda-feira (12), o artista anunciou em entrevista à Bloomberg que assim que seus contratos se encerrarem com as duas empresas, ele deve sair e levar consigo suas criações. As duas marcas são parceiras de Kanye na produção da linha Yeezy: a adidas na coleção de calçados Yeezy x adidas e a GAP com a recentemente coleção de roupas assinadas em conjunto com a  Balenciaga. Entretanto, Kanye West tem acusado ambas as marcas de plagiar suas peças e tomar decisões sem consultá-lo.

Comparação entre Yeezy Slide (a cima) e Adilette 22, chinelo acusado de plágio. / Foto: Reprodução

Comparação entre Yeezy Slide (a cima) e Adilette 22, chinelo acusado de plágio. / Foto: Reprodução

Uma das acusações recai sobre a utilização de silhuetas e novas combinações de cores de suas peças feitas pela adidas, assim como a criação do Yeezy Day. Mas o que causou a ira do artista foi o lançamento dos chinelos Adilette 22, que Ye acusa de ser uma cópia  do Yeezy Slide, criado por ele. “Ninguém deve estar nessa situação onde as pessoas roubam suas ideias e dizem que estão te pagando pra ficar quieto, isso destrói a inovação e criatividade. Foi isso que destruiu Nikola Tesla”, disse o designer à Bloomberg.

De acordo com ele, a marca buscou comprar a participação dele por 1 bilhão de dólares e ele rebateu em posts nas redes sociais que só de royalties para o uso de suas criações, no próximo ano, renderão cerca de 500 milhões de dólares. A briga com a GAP foi pelo mesmo caminho. Após a longa espera pelo lançamento dos primeiros produtos da YEEZY X Gap Engineered by Balenciaga e expor as peças em sacos plásticos nas lojas, a marca foi criticada por se apropriar da estética de sem-tetos. Kanye então foi à Fox News se pronunciar e defender a ação como uma  performance. Entretanto, depois desse episódio, de acordo com o artista, a empresa usou algumas referências de suas criações para a coleção principal da GAP, o que ele aponta também como um plágio.

A GAP anunciou em comunicado interno no dia 15 de setembro que a parceria com Kanye West se encerrou. A justificativa dada pela empresa é de que a forma de trabalho e visão da empresa e do artista não estariam alinhadas. O acordo deveria durar 10 anos e seria um passo estratégico importante para a GAP que buscava revitalizar a marca e inseri-la no mercado fashion.

Peça da linha básica da GAP a direita da imagem e peça da linha YZY x Balenciaga a direita da imagem / Foto: Reprodução

Peça da linha básica da GAP a direita da imagem e peça da linha YZY x Balenciaga a direita da imagem / Foto: Reprodução

 

“Criei ideias que vão mudar o vestuário para sempre, como a Round Jacket, o Foam Runner e os sliders que mudaram a indústria de calçados. Agora é hora de fazer uma nova indústria. Não existem mais empresas entre mim e o público”.

Ao que parece, ele deve lançar de forma independente Yeezy. Como um primeiro movimento de independência, ele criou um site e perfil no Instagram para a marca e  planejar abrir uma loja em Atlanta. Embora seus fãs estejam animados para ver lançamentos independentes, isso deve levar ainda tempo: o designer tem contrato com a adidas até 2026.

por Gabriel Fusari

https://ffw.uol.com.br/noticias/moda/acabou-a-lua-de-mel-kanye-west...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 32

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço