Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nino Cerruti foi um dos grandes ícones da moda graças a ideias revolucionárias como a primeira jaqueta desconstruída, concebida nos anos 70. O designer italiano, que se caracterizava por um estilo elegante e informal, lançou criadores de moda hoje célebres, como Giorgio Armani, e vestiu grandes nomes da 7.ª arte, como Robert Redford.

Nino Cerruti [©Cerruti]

Nino Cerruti faleceu aos 91 anos no sábado, dia 15 de janeiro, na sequência de complicações após uma cirurgia à anca, notícia a agência espanhola EFE.

«Para a família, colaboradores, amigos e direção da Lanificio Cerruti e para a moda italiana hoje é um dia triste porque com a morte do Sr. Nino o mundo perde um homem de talento, um designer extraordinário, um visionário à frente do seu tempo e um grande mentor», escreveu em comunicado a Lanificio Fratelli Cerruti.

Nascido em 1930 e descendente de uma família de industriais têxteis da província de Biella, no norte de Itália, o seu avô foi o fundador da empresa Lanificio Fratelli Cerruti,

O designer italiano começou a ganhar notoriedade mundial em 1957, ano em que apresentou em Milão a sua primeira coleção, batizada Hitman. Em 1962 fundou a marca Flying Cross com Osvaldo Test e, em 1967, abriu a primeira boutique Cerruti 1881, em Paris.


[©Cerruti]

Em meados da década de 1970 começou a colaborar com novos nomes emergentes da moda italiana, como o então desconhecido Giorgio Armani. Também nessa altura surgiu a sua linha feminina, que 20 anos depois representaria 20% do volume de negócios da casa de moda, e foi lançado o primeiro perfume masculino vinculado à marca, o Nino Cerruti.

Nos anos 80, estabeleceu parcerias de sucesso ao aventurar-se pelo mundo do cinema. Nino Cerruti assinou coordenados para filmes como Pretty Woman e Basic Instinct, para além de vestir ilustres atores como Michael Douglas, Jack Nicholson, Tom Hanks, Bruce Willis, Sharon Stone, Julia Roberts, Robert Redford, Harrison Ford, Al Pacino e Jean Paul Belmondo.

A popularidade da marca aumentou ainda mais em 1994 quando foi nomeada a desenhadora oficial da equipa Ferrari da Fórmula 1 e, depois de algumas dificuldades já neste milénio, passou para as mãos da retalhista chinesa Trinity.


https://www.portugaltextil.com/adeus-a-um-pioneiro-da-moda/?utm_ter...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 95

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço