Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Aerochromics – Camisetas que mudam de cor ao detectar poluentes atmosféricos

A poluição do ar é uma grande preocupação para quem vive nas grandes cidades pelo mundo, e detectar essa poluição e torná-la visível através de uma peça de roupa foi a ambição de Nikolas Bentel, um designer de Nova York. Ele projetou uma linha de camisetas apelidada Aerochromics que são capazes de detectar a poluição e mostrá-la mudando a estampa fotossensível sobre a própria roupa.

Cada uma das camisetas tem suas próprias propriedades como mudar a intensidade da estampa na presença de monóxido de carbono, poeira excessiva e material radioativo. Utilizando seus conhecimentos de química, Nikolas conseguiu criar características únicas para cada modelo de camiseta através da alteração dos desenhos estampados sobre o tecido.

Aerochromics - Camisetas quem mudam a cor da estampa ao detectar poluentes atmosféricos stylo urbano

Por exemplo, o monóxido de carbono é detectado e quando entre em contato com os sais químicos na tinta da estampa, a molécula de oxigênio é perdido e a camiseta fica preta. Da mesma forma, a camiseta que detecta poeira, fumaça e outras partículas poluentes tem sensores na frente e nas costas que detectam os poluentes. Depois disso, os sensores enviam a informação para micro-controladores que enviam mais dados para aquecer os ativadores. Quando estas manchas de calor se aquecem, ele voltam a tinta do branco ao preto.

Segundo o designer, a camiseta reativa a radioatividade ainda está em desenvolvimento e terá uma funcionalidade semelhante. As camisetas Aerochromicsestão disponíveis para compra no site oficial, mas o preço é bem salgado. A camiseta reativa ao monóxido de carbono e camiseta reativa a poluição por partículas custam US $ 500 cada uma.

Ambas camisetas não são muito úteis além de detectar a poluição do ar, mas o que é bom destacar, é que são um exemplo da tecnologia vestível que possibilitará no futuro, mudarmos as cores e estampas de nossas roupas como desejarmos através do smartphone. Quando essas roupas cromáticas estiverem disponíveis em larga escala aí teremos a maior revolução já vista na moda através das roupas customizáveis que diminuirão a necessidade de comprar-mos roupas novas.

Libriano curioso e inquieto que queria ser arquiteto mas se formou em artes plásticas e se tornou decorador, mas finalmente acabou mesmo se apaixonando pela moda.

Exibições: 272

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço