Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Publicado no Diário do Comércio de SP, em 08/06/2013, o texto de Aguinaldo Diniz Filho explica por que é tão difícil concorrer com a China e que consequências as regras tão desiguais estão causando na nossa indústria.

Clique no link abaixo:

Afinal, qual é a da China?.pdf

Exibições: 630

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

A da China, caro Aguinaldo, é continuar ludibriando o resto do planeta.

Se fosse apenas ao Lula (como fez em 2004 ao pedir o apoio para ser reconhecida como Economia de Mercado e garantindo apoio ao desejo do Brasil de fazer parte do Conselho de Segurança da ONU), seria "palatável", porque todos diriam que ele era despreparado. Garantindo o apoio mas não cumprindo, como voltou a fazer com a Dilma recentemente

Aguinaldo,  a China continua ludibriando, enganando e roubando a economia dos países das Angela Merkel, dos François Hollande, Obamas e outros bam-bam-bans do planeta.

Quando a OMC acordar, verá que NUNCA a China deixará de ser comunista e como tal, de ser uma ECONOMIA DE ESTADO. E que a tal de Economia de Mercado é só um artifício para demorar um pouco mais para ser questionada junto à OMC e, quando o for, mandar esta e o resto do mundo às favas.

Se necessário for, devoram-se uns aos outros... Venceslau, peço-lhe permissão para usar essa frase.

Estive recentemente na China visitando alguns fornecedores na região Sul do país: Dongguan, Xiamen, Shenzen, entre outras e o que vi me deixou surpreso pois ouvi falar muito das condições "degradantes" em que viviam os trabalhadores, mas a realidade é muito diferente (pelo menos nas fábricas que visitei): funcionários uniformizados, usando EPI´s, os alojamentos (ao menos por fora) pareciam melhores que muitos condomínios do Minha casa minha "dívida", todas as dependências climatizadas, muitos quadros motivacionais dentro da produção, ambientes muito limpos e todos com aspecto de estarem motivados, creche para filhos de funcionários, entre outros pontos que julgamos importantes. O ponto positivo é que  tudo isto tem um custo que, mesmo devagar, vai sendo repassado para o ocidente, inclusive não consegui fechar nenhum negócio pois, como fabricamos aviamentos, alguns itens chegam aqui custando o dobro do nosso feito aqui no Brasil.

Existem ainda muitas oportunidades, em especial, para produtos acabados e de alto valor agregado e estes ainda sofrem com a escassez de mão-de-obra qualificada que tem afugentado muitos importadores.

Anexos
Aristides: Tudo é divino e maravilhoso nas vizinhanças de Taiwan ou Hong Kong.

Quero ver em Shenyang, Benxj, Qiqihar...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço