Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Considerada uma das indústrias mais rentáveis do mundo, o mercado da moda movimenta trilhões de dólares anualmente e tem forte influência em diferentes áreas da economia e da cultura. No Brasil, o setor têxtil e de confecção é responsável por mais de 1,3 milhão de empregos diretos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Con....
Diante desse cenário, estudar Moda se tornou uma porta de entrada para quem deseja atuar em um setor em constante transformação. No entanto, ainda é comum que os interessados sintam insegurança por não possuírem habilidades tradicionalmente associadas à área, como a costura e o desenho, por exemplo.
Mas ao contrário do que muitos pensam, dominar essas técnicas não é pré-requisito para ingressar na faculdade. Essas são competências desenvolvidas ao longo da graduação, com o apoio de professores especializados, laboratórios equipados e muita prática.
Designer de Moda formada pelo SENAI CETIQT, Amanda Maia conta que no início da carreira não possuía essas habilidades e o curso foi essencial para enxergar outras possibilidades dentro da moda: “Eu tinha essa noção porque a faculdade me deu a base, mas eu nunca fui boa em desenhar. E isso não significava que eu não pudesse seguir na área. Pelo contrário, como assistente de estilo, sempre tive muito apoio dos meus superiores. Mas acabei encontrando meu caminho em outra vertente da moda, onde também consigo aplicar muitas das ferramentas que aprendi na graduação”.
Além disso, muitos pensam que é necessário já ter domínio de softwares complexos de design ou experiência prévia em modelagem – o que também não é verdade. O aprendizado dessas ferramentas digitais ocorre ao longo do curso.
No SENAI CETIQT, por exemplo, os alunos têm a oportunidade de trabalhar com tecnologias avançadas como o Clo 3D, que permite criar roupas em ambiente virtual, otimizando tempo, reduzindo custos e revolucionando o desenvolvimento de peças.
Entre os aprendizados técnicos que mais se destacaram, Amanda cita a importância de dominar softwares e processos que fazem parte do dia a dia: “Aprendi a usar Photoshop na faculdade, por exemplo. Também usava muito o Excel para fazer ficha técnica. Ter essa bagagem foi fundamental”, afirma.
A faculdade oferece o ambiente ideal para o desenvolvimento das habilidades técnicas, além de ampliar a visão sobre o mercado e as possibilidades profissionais que a área proporciona.
Formação ampla prepara profissionais para diferentes áreas
Apesar do trabalho como estilista ser o mais conhecido pelo público em geral, o curso de Design de Moda oferece uma formação multidisciplinar que abre portas para diversas outras possibilidades de atuação.
Durante a graduação, os estudantes são preparados para trabalhar com pesquisa de tendências, produção de moda, direção criativa, styling, design 3D, entre outros. A formação também contempla áreas ligadas à gestão, como desenvolvimento de produtos, marketing e branding, além de incentivar o empreendedorismo e a inovação.
A pluralidade de oportunidades permite que cada aluno construa uma trajetória alinhada aos seus interesses e habilidades. Foi o que aconteceu com Amanda, que hoje atua como analista de marketing na Animale, marca de moda do Grupo SOMA.
Amanda reforça que a graduação em Moda vai muito além da criação de roupas: “A faculdade não é só para quem quer ser estilista. Hoje eu trabalho com produção executiva e ter feito o curso faz toda a diferença no meu trabalho. Tenho o know-how, entendo de tecido, de processos, e isso me facilita muito no dia a dia”, afirma.
Para ela, a experiência universitária ajudou a enfrentar melhor os desafios da indústria. “O mercado de trabalho é muito mais desafiador do que a faculdade, mas é um lugar que te oferece uma base. Isso faz diferença”, conclui.
https://senaicetiqt.com/alem-da-costura-o-que-esperar-da-graduacao-...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por