Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Alexandre Herchcovitch mostra como adapta o desfile para as lojas

Alexandre Herchcovitch mostra como adapta o desfile para as lojas.

O estilista Alexandre Herchcovitch ©Agência Fotosite

Sempre quando vemos uma coleção comercial na passarela, pensamos: “Mas para que serve uma coleção dessas em uma semana de moda?”. O oposto ocorre quando vemos uma coleção conceitual: “Nossa, quem é que vai usar isso?”.

Essa equação entre o sonho, o novo e o desejo imediato parece ser o Santo Graal das marcas de moda que desfilam. Mas criação e inovação na passarela não excluem possibilidades comerciais. O estilista Alexandre Herchcovitch mostra aqui como transforma os looks de desfile em peças de loja – embora muitas clientes queiram comprar as roupas do desfile. “Essas são peças únicas e, no caso de não servir, refazemos sob medida”, ele explica.

No mercado há mais de vinte anos, a marca Herchcovitch;Alexandre sempre criou coleções comerciais em cima de temas explorados nos desfiles. O que ainda acontece é que muitas pessoas veem os looks em sites e revistas e não sabem que existem outras peças, além das que foram criadas para a passarela.

A criação da coleção comercial acontece simultaneamente à criação da coleção que será desfilada, e uma peça criada para o desfile pode inspirar dezenas de peças comerciais. “Muitas vezes ocorrem adaptações de volume, comprimento e matéria-prima”, explica o estilista. Mas o astral da coleção está lá, seja na cartela de cores, em uma estampa ou padronagem importante ou um corte. “Algumas peças comerciais levam apenas um pequeno detalhe de uma roupa que foi desfilada e outras vezes uma peça de passarela sofre mutilações e mudanças significativas até as araras”. Em poucos casos, no caso da Herchcovitch;Alexandre, as peças vão direto da passarela para a coleção comercial.

“No país em que vivemos, observamos de perto a maneira como o cliente consome e levamos esses dados em conta na hora de criar a coleção comercial e fazer as adaptações necessárias da passarela para a vitrine”, conta Alexandre. “O fato de termos vários ‘Brasis’ em um só território faz com que criemos coleções maiores e mais completas para contemplar gostos diversos”.

Nesta página há cinco exemplos de como o estilista aproveita o rico momento da criação de um desfile para fazer peças que serão comercializadas em centenas de pontos de venda espalhados dentro e fora do Brasil. Os looks são todos da coleção Verão 2014 e a coleção comercial já está nas lojas e multimarcas.

+ Alexandre Herchcovitch comemora 20 anos de carreira e ganha docum...

À esquerda, o look listrado do desfile; à direita, as listras vão para uma saia na altura do joelho na coleção comercial ©Divulgação

À esquerda, o vestido na passarela; à direita, Herchcovitch pega o zíper, principal elemento da peça original, e aplica em um tecido com outra cor e textura ©Divulgação

Ao centro, o vestido do desfile; nas laterais, duas opções de looks com o mesmo zebrado da passarela  ©Divulgação

À esquerda e à direita os looks do desfile; ao centro, a versão comercial do top cropped usado com calça preta ©Divulgação

Á esquerda, dois looks da passarela e, ao lado, as principais referências deles em duas opções comerciais de vestido ©Divulgação

http://ffw.com.br/noticias/

por Camila Yahn | Moda

Exibições: 311

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço