Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Alfaiataria-A mão de obra especializada difícil de encontrar

 

Temos alertado os profissionais de nossa área sobre alguns nichos de mercado que vêm sobressaindo entre os demais e, nesta edição, vamos falar um pouco da necessidade de produzir com qualidade e rapidez (o que inclui o cumprimento de datas), num segmento bem específico como o de alfaiataria.

Hoje encontramos pouquíssimos faccionistas que estejam se dedicando a esse segmento do vestuário e, com isso, um gargalo vem se formando. Como sabemos, esse segmento possui características muito peculiares, que provocam certa preocupação em profissionais que não estejam habituados a elas.

Temos como uma dessas características o fato de haver muitas operações manuais (passadoria) no meio do processo. Isso implica ajuste de layout, um estudo que impossibilite um acúmulo no processo (característico da falta de balanceamento) e, acima de tudo, mão de obra especializada e bem treinada.

Quando falamos na alfaiataria feminina, lembramos que a necessidade comercial faz com que seja necessário um design mais criativo, aumentando o número de recortes e, consequentemente, a quantidade de operações no processo, o que resulta em mais tempo de produção. Isso acontece tanto com peças da parte de baixo (calças, saias, bermudas) como nas partes de cima (blazers, spencers, jaquetas).

A alfaiataria masculina, por sua vez, já possui maior incidência em modelos mais clássicos, o que possibilita uma maior sequência de modelos melhorando a performance produtiva da fábrica. Isso acaba refletindo no todo (trabalhos manuais e processos de máquina).

As operações manuais (passadoria) no meio do processo são inevitáveis. Podemos ainda dizer que esse processo pode ser o diferencial na qualidade: uma peça com as costuras bem abertas ou tombadas, cuidados para não causar brilho no tecido, uma entretela ou cordão bem colado, um vinco bem alinhado podem e vão influenciar no visual final e na própria vestibilidade do produto. É importante destacar que existem ferramentas ideais para cada tipo de processo, e a utilização delas faz a diferença.

Outra característica da alfaiataria é a utilização de forro nos produtos e, nesse caso, não podemos deixar de alertar sobre os cuidados necessários para que eles não comprometam o produto final. Esses cuidados são simples e, muitas vezes, não observados.

Os tecidos utilizados para forro, em sua grande maioria, requerem cuidados com a costura. É muito comum que os furos de um eventual retrabalho (conserto) não sumam com facilidade, necessitando de maior atenção. A utilização de uma agulha mais fina possibilitará uma maior redução desses furinhos com o auxílio de alguns truques (umedecendo o local ou vaporizando, o efeito é fantástico).

Cuidados com a costura e processos manuais (passadoria) também fazem a diferença. Não podemos esquecer que estamos falando de uma peça dentro da outra que, se não estiver muito bem feita e fixada, causa um terrível desconforto em quem veste, prejudicando o produto.

Cuidados com a costura também são muito importantes. No caso dos blazers, spencers e similares, não podemos deixar de enfatizar alguns pontos, como golas, lapelas, punhos e mangas. Acredito que sejam esses os pontos de maior visualização nesses produtos, e um defeito causado por serviços manuais (passadoria) ou costura compromete o resultado. Entre esses pontos, o que mais ressaltamos é a manga, que tem de ter um jeitinho muito especial de colocar. Ou seja, mesmo com máquinas apropriadas, o diferencial ainda é a mão de obra.

As peças da parte de baixo que podemos colocar como pontos especiais de observação e cuidado no processo produtivo são os bolsos vivados, cós e fechamento.

Os problemas com os bolsos (simetria e posicionamento) podem ser resolvidos com maquinário apropriado. O cós deve ser riscado (gabaritado) para assegurar a qualidade na hora de encaixar na peça. O cuidado com o fechamento é para não causar torção.

Para fechar o processo produtivo com chave de ouro, é necessário ter uma passadoria perfeita, com profissionais bem treinados e equipamentos adequados para cada parte do produto. Existem equipamentos que possibilitam um excelente resultado final.

Como puderam perceber, esse nicho de mercado possibilita agregar valores ao produto, proporcionando um preço de serviço diferenciado. Veja os exemplos de carga máquina.

Hoje encontramos muitas empresas necessitando de mão de obra para suprir suas demandas, ou seja, pode ser esta a sua oportunidade de entrar em um segmento que está sempre ativo e proporciona ganhos diferenciados.

 

Rubens Nunes é consultor de gestão industrial há mais de 20 anos e sócio da Megatech Consultoria.

contato@megatechconsult.com.br

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/26/materia/producao.html

Exibições: 472

Responder esta

Respostas a este tópico

Aqui entre nos, muitos existe com qualificação profissional para executar tais serviço!...O trabalho manual exige paciência, e mesmo com pratica falta dedicação, é necessário amar a profissão.   

A alfaiataria é a minha paixão! Modelagem diferenciada, material de qualidade e acabamento perfeito!

No youtube, há diversos vídeos relacionados a alfaiataria, mas são de origem americana, italiana e alemã. Alguns que demonstram todo o processo estão em espanhol. Nessa área aqui no Brasil, pelo pouco que pesquisei, existe um atraso tecnológico acentuado, mas que pode ser sanado, pois já existe tecnologias para uso. Um exemplo: alinhavos manuais podem ser feitos com máquinas de patchwork, ou aquelas máquinas antigas de costura que são adaptadas para bordar. Vou deixar dois títulos de vídeos aqui, para melhor compreensão. 

Trajes a medida - Delanteros de America este mostra o processo manual.

Hecho a mano en Alemania - Regent, trajes a medida de Alemania 

Este outro mostra um processo industrial, de origem alemã. Copie o título do vídeo e cole no navegador do youtube.

Para visualizar a tabela dos processos desse artigo acima, clique no link, depois clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione abrir imagem em nova guia; depois pressione a tecla Ctrl e aperte a tecla com o sinal de mais (+), para ampliar a imagem.

Me desculpem, segue o link abaixo dos vídeos que citei n comentário acima.

Este mostra os avanços no processo industrial.

https://www.youtube.com/watch?v=F2Qp29JoU0c

Este outro o processo manual.

https://www.youtube.com/watch?v=EJ7XQIgNchs.

Caso alguem estiver procurando...

Indico a http://nukk.ind.br/nukk.html

Contato - Isadora.

 

Att

Marina Ruffini

11 97407-5898

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço