Algodão: Indústria têxtil analisa maior importação em 20 anos

Imagem por @azerbaijan-stockers / freepik

A indústria têxtil diz que está preocupada com a oferta de algodão no País e, por isso, estima elevar a importação da matéria-prima em uma escala que não acontecia desde os anos 1990.

Segundo o presidente da Abit (associação dos fabricantes), Fernando Pimentel, o cenário foi influenciado pelo clima e pela substituição do algodão por outras culturas, como milho e soja, que estavam mais remuneradas.

“Mesmo tendo estoque, ficaríamos super justos, o que poderia levar à necessidade de importar, coisa que a indústria brasileira não faz há muitos anos”, afirmou o executivo.

Pimentel disse que os preços já estão pressionados pelas cotações internacionais e o câmbio, mas os outros custos, como energia, embalagens e frete, que também subiram, agravam a situação. “Preocupa faltar algodão no momento da retomada do setor na pandemia.”

Além disso, o presidente da Abit informou que, das três milhões de toneladas colhidas no Brasil anualmente, a indústria têxtil nacional consome cerca de 700.000 toneladas e o restante é exportado. Segundo ele, neste ano, o setor deve ter 500.000 toneladas à disposição, provavelmente de qualidade inferior.

Retirado de: Folha de S. Paulo

Fonte: Sociedade Nacional de Agricultura

https://diarural.com.br/algodao-industria-textil-analisa-maior-impo...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 319

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço