Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Algodão Colorido É Apresentado Por Dilma No Rio +20 Para Chefes De Estado Do Mundo Inteiro

Algodão colorido é apresentado por Dilma no Rio +20 para chefes de Estado do mundo inteiro
A Paraíba foi destaque no primeiro dia do Rio +20, quando a presidente Dilma Rousseff apresentou para o mundo, o nosso algodão colorido. Esta foi a primeira atividade dela no evento.
O algodão colorido produzido pela Embrapa está exposto no Pavilhão Brasil, junto como programa Minha Casa Minha Vida.
Dilma considerou o espaço uma oportunidade de mostrar um pouco do que o país tem feito pelo desenvolvimento sustentável ao longo dos anos. Ela afirmou que a sustentabilidade é um dos eixos centrais da concepção de desenvolvimento brasileira. Somos a favor de uma transformação que combine três critérios: incluir, conservar e crescer, enfatizou.
Pavilhão Brasil
 
O Pavilhão Brasil foi idealizado sob uma concepção sustentável. Ele foi construído com contêineres reaproveitáveis, reunidos em torno de uma arena central com quatro arquibancadas para um total de 120 pessoas. Nessa estrutura, está a mostra multimídia que inclui vídeos e instalações interativas. Reunindo destaques da evolução do desenvolvimento sustentável no Brasil desde a Conferência Rio-92 e apontando desafios para os próximos anos.
Ele tem área de 4 mil m2 e abriga exposição multimídia sobre programas e projetos de ministérios e órgãos de governo. Nele, também haverá atividades como palestras e debates.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) será a responsável pelo planejamento e execução das atividades do Pavilhão Brasil, que funcionará de 13 a 24 de junho.
Algodão colorido
 
Uma pesquisa realizada desde os anos 80 pela Embrapa resultou no que hoje é conhecido como algodão colorido, que cresce na Paraíba desde o fim dos anos 90. Ele leva esse nome por causa da mistura genética que faz com que as sementes dêem frutos com 4 tipos de coloração natural – verde, marrom, off white e rubi – que possibilitam um produto final que passa longe dos processos químicos e poluentes de tingimento.
O algodão colorido não é novidade: incas, paquistaneses e egípcios conheciam técnicas pra produzi-lo por volta de 2.500 a.C., mas a fibra era muito frágil pra aguentar o tecimento dos fios. Com o aprimoramento da mistura de genes de diversos tipos de algodoeiros, hoje é possível fazer com o algodão colorido tudo o que se pode fazer com esse tipo de fibra, com a vantagem de pular o tingimento, uma das piores etapas da produção têxtil pro meio ambiente.

Exibições: 659

Responder esta

Respostas a este tópico

Quanta demagogia!  Há uns 15 anso fiz uma experiência de sucesso com 2 fardos de algodão colorido marrom que conseguí com muito custo. O potencial do mercado era grande e hoje é imenso e o governo nada fez para criar uma política para este tipo de produto onde hoje o valor agregado seria compensador e com grande demanda no mercado nacional e internacional. Os que plantam são pequenos cotonicultores do agreste e comercializam através de uma cooperativa. Não há produção suficiente para sustentar a demanda.O governo só gosta de aparecer!

Caro Fernando isso é realmente verdade, trabalhamos com este algodão a varios anos e não existe realmente produção em escala e o preço é altissimo,nunca tivemos nada que se possa aproveitar nas ações do governo com algo tão importante....

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço