Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Algodão Colorido Presente na Maior Feira Orgânica do Mundo

O algodão naturalmente colorido desenvolvido pela Embrapa está presente na Biofach, considerada a maior feira orgânica do mundo, que acontece de 13 a 16 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha

DA EMBRAPA ALGODÃO

O produto faz parte da exposição do grupo Natural Cotton Colors, que participa pela primeira vez da feira. Na Biofach 2013 são apresentados desde alimentos ecológicos, até tecidos, brinquedos, entre outros produtos naturais.

Durante o evento que dita tendências mundiais em produtos orgânicos, o Natural Cotton Colors lançará sua coleção de roupas femininas, masculinas e infantis.

A diretora do grupo, estilista Francisca Vieira, informa que além dos tecidos naturalmente coloridos, todas as peças da coleção sofrem interferência do artesanato local. “Todas as nossas peças passam por um artesão, o que chamamos de handmade, temos um preço razoável para os padrões europeus e estamos apostando numa linha de férias, com roupas mais descontraídas”, afirma.

Ela avalia que a feira é uma oportunidade de apresentar uma moda brasileira e sustentável. “Hoje os consumidores estão preocupados com a questão do ecologicamente correto, por isso, nessas exposições nós sempre levamos a pluma para mostrar que a fibra já nasce dessa cor e também fotos de toda a cadeia”, diz.

As peças confeccionadas com algodão naturalmente colorido não necessitam de tingimento químico, o que representam uma economia de 70% da água que seria consumida no processo convencional de acabamento da malha ou algodão.

A participação do grupo Natural Cotton Colors na Biofach foi articulada através do Projeto Organics Brazil, resultado de uma ação conjunta do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – (Apex-Brasil), com o objetivo de fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.

Algodão colorido

A Embrapa Algodão já disponibilizou cinco variedades diferentes de algodão colorido no mercado, em tonalidades que vão do verde claro aos marrons claro, escuro e avermelhado. A primeira foi a BRS 200 Marrom, lançada em 2000; em seguida veio a BRS Verde, em 2003; e a BRS Safira e a BRS Rubi, ambas em 2005, e, por último, a BRS Topázio, lançada em 2010. As variedades coloridas foram desenvolvidas especialmente para a região Nordeste, com foco na geração de renda para os pequenos produtores do semiárido. Além disso, por dispensar o uso de corantes, o algodão colorido contribui para reduzir os custos de produção para a indústria têxtil e o lançamento de produtos químicos no meio ambiente.
.
.
.
.
.
.

Exibições: 92

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço