Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Algodão Colorido Produzido na PB Será Registrado Fora do País

Depois de receber o Selo de Indicação Geográfica Paraíba do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o algodão colorido produzido na Paraíba terá a sua marca registrada em países da Europa e nos Estados Unidos. A iniciativa é da Coopnatural (Cooperativa de Produção Têxtil e Afins do Algodão da Paraíba), principal responsável pela produção do produto em 23 cidades do Estado, que deverá efetivar o registro nos próximos meses. Para os especialistas, o selo vai dar mais garantia à matéria-prima paraibana, agregar valor e ampliar as possibilidades de mercado.
“Estamos fazendo o registro da marca na Europa e nos Estados Unidos para que os produtos que cheguem lá já cheguem com o selo. Nossos produtos ainda não estão saindo com a Indicação Geográfica (IG) porque é preciso que seja formado um comitê gestor, com vários segmentos da sociedade. Esse conselho é que vai homologar o selo aos produtos que solicitarem o uso, considerando os padrões necessários”, explicou a presidente da Coopnatural, empresária Maysa Gadelha.
O registro é concedido pelo INPI com objetivo de evitar que produtos de origem de outras regiões sejam vendidos como a original cachaça salinense, além de garantir a excelente procedência do produto. Um trabalho de melhoramento genético das variedades coloridas começou em 1989. Foram estudadas 35 novas linhagens de algodão nos municípios de Patos e Monteiro, na Paraíba.
Atualmente, o Estado produz cinco tipos de algodão colorido, com uma produção de aproximadamente 200 hectares. O estado já chegou a ter uma área plantada de 5 mil hectares, conforme a Embrapa Algodão. “O selo é importante para toda a cadeia do algodão, porque envolve todos os segmentos até a chegada no mercado internacional. Vai possibilitar termos mais visibilidade no mercado e legitimidade, e a certeza de que não foi adulterado”, avaliou o diretor geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão.
“O selo foi homologado e é um avanço enorme para a Paraíba, na medida em que traz a proteção necessária aos produtos aqui confeccionados. Nós temos acompanhado o algodão colorido ganhando espaço em todo o Brasil e com esse registro essa expansão tende a ser ampliada”, frisou Aline Nascimento Duarte, representante do INPI na Paraíba.
Recentemente, também foi conferido pelo INPI o registro à própolis vermelha de Alagoas na modalidade de Denominação de Origem.

Exibições: 257

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço