Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Algodão gera renda para agricultores do Sertão

Agricultores familiares da zona rural de Água Branca, no Alto Sertão de Alagoas, ainda comemoram a produção de algodão da safra 2011-2012, que gerou renda para as famílias de 15 associados.
Eles fazem parte da Associação Rural de Moradores da Comunidade Quixabeira e Covões de Cima, que entre dezembro e janeiro conseguiram produzir 3.580 quilos de pluma, 5 mil quilos de caroço e 9 mil quilos de rama. A pluma foi vendida para a Fábrica da Pedra, em Delmiro Gouveia, ao preço de R$ 5 por quilo.

“Outro motivo para comemoração é porque a qualidade do algodão é adequada inclusive para exportação”, frisou a engenheira agrônomo Rozângela Marcolino Duarte, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que presta acompanhamento aos agricultores.

Segundo ela, a associação possui máquinas que fazem a separação entre a pluma e o caroço. Dessa forma, o material é encaminhado para a fábrica semiprocessado.

As sementes utilizadas para o plantio em 2011 foram distribuídas pela Seagri, por meio do Programa de Sementes. Em 2012, cerca de mil toneladas de sementes serão distribuídas para quase 80 mil agricultores em todo o Estado.

Serão distribuídas sementes de feijão, arroz, milho, algodão, sorgo e mamona para produtores, associações, cooperativas e prefeituras que se cadastraram, de acordo com um edital lançado pela secretaria ainda em dezembro do ano passado.

Fonte:|http://www.minutosertao.com.br/index.php/noticia/2012/03/16/algodao...

Exibições: 113

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço